Sites Canção Nova

NOVA REITORIA

São nomeados novo reitor, vice-reitor e administrador para o Santuário Pai das Misericórdias

Foi nomeado, como novo reitor do Santuário Pai das Misericórdias, padre João Gualberto Ribeiro, sacerdote membro da Comunidade Canção Nova.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova e idealizador do Santuário Pai das Misericórdias, foi o primeiro reitor do Santuário. Após sua morte, em 12 de dezembro de 2022, o cargo ficou vacante, sendo necessário eleger a nova reitoria para o Santuário.

A escolha do novo reitor foi feita pelo Conselho da Comunidade Canção Nova, durante a última Reunião do Conselho Geral entre os dias 13 a 15 de março, e teve a aprovação imediata do bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Assume o cargo de vice-reitor padre Ricardo Rodolfo Silva. Também foi eleito como novo administrador padre Bruno Costa, assumindo assim o lugar de padre Fabiano Carlos Souza de Albuquerque, o qual foi designado para a Frente de Missão de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Conheça quem são os novos padres que estarão à frente do Santuário Pai das Misericórdias:

Padre João Gualberto Ribeiro da Silva
Reitor do Santuário Pai das Misericórdias.

Padre João Gualberto é brasileiro, nascido em 24 de agosto de 1958. Natural de Palmeira D’Oeste (SP), o sacerdote é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

É formado em Administração de Empresas, Filosofia pelo Seminário de São Carlos (SP) e Teologia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Antes de ingressar na Comunidade Canção Nova, padre João Gualberto exercia seu ministério sacerdotal em Ribeirão Preto (SP). Nessa diocese, atuou na Catedral São Sebastião (1998), Paróquia Santa Rita de Cássia (1999), Catedral São Sebastião (2001) e Paróquia São Sebastião em Jardinópolis (SP). Em 2008, fez uma experiência na Canção Nova em seu ano sabático.

Dentro da Comunidade Canção Nova:

2010 e 2011 – Trabalhou no departamento Porta a Porta da Canção Nova.
2012 – Atuou no Confessionário e foi o formador dos padres.
2013 a 2016 – Foi remanejado para a Frente de Missão de Atlanta, nos Estados Unidos, como vigário paroquial das paróquias Holy Family e Saint Jude, atendendo a comunidade brasileira.
2017 –  Retornou ao Brasil para a Frente de Missão de Cachoeira Paulista (SP).
2018 e 2019 – Trabalhou dentro do departamento Social da Canção Nova.
2020 – Foi remanejado para a Frente de Missão de São Paulo e assumiu, na paróquia Santa Cândida, o cargo de Vigário Paroquial, junto ao Padre Anderson Marçal.
2023 – Retorna para Frente de Missão de Cachoeira Paulista, sendo responsável da Vinha do Senhor (setor que cuida dos colaboradores da Canção Nova). Cargo que deixa agora para assumir a Reitoria do Santuário Pai das Misericórdias.

Padre Ricardo Rodolfo Silva
Vice-reitor do Santuário Pai das Misericórdias.

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

2009 a 2014 – Fez seu discipulado e ingressou para os estudos de filosofia no Seminário Canção Nova.
2015 e 2016 – Foi designado para seu ano pastoral na missão de Campos dos Goytacazes (RJ),  estando à frente como Coordenador Geral do grupo Jovens Sarados e auxiliar administrativo.
2017 a 2020 – Retornou para a Frente de Missão de Cachoeira Paulista (SP)  para os estudos teológicos e exerceu a função de administrador do seminário até 2020, ano de sua ordenação diaconal.
2021 a 2023 – Foi nomeado responsável da Frente de Missão do Rio de Janeiro (RJ).
2023 – Nomeado vice-reitor do Santuário Pai das Misericórdias; por esse motivo, retornou para Cachoeira Paulista (SP).

Padre Bruno Pinto Costa
Administrador do Santuário Pai das Misericórdias.

Padre Bruno Pinto Costa é brasileiro, nascido em 18 de janeiro de 1978. Natural de João Pessoa (PB), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Formado em Administração de Empresa, Filosofia e Teologia, o sacerdote sentiu o chamado para ser padre num encontro da Canção Nova de Gravatá (PE) com Monsenhor Jonas Abib. Foi ordenado no dia 16 de dezembro de 2007.

2008 – Trabalhou no Marketing Institucional da Fundação João Paulo II. Período no qual esteve envolvido nos projetos iniciais do Santuário Pai das Misericórdias.
2009 a 2016 – Foi transferido para Cuiabá no Mato Grosso. Assumiu o cargo de responsável de missão nesse período.
2017 a 2019 – Retornou para Frente de Missão de Cachoeira Paulista (SP). Assumiu o cargo de administrador do Santuário Pai das Misericórdias. Período no qual foi construído o complexo de espiritualidade do Santuário (Via-sacra, Presépio, Mirante da fé, São José, Nossa Senhora da Pietá e Dom Bosco).
Setembro de 2017 a 2019 –  Assumiu o cargo de  vice-diretor executivo da Fundação João Paulo II.
2020 – Foi remanejado como responsável de missão para Brasília (DF). Em julho de 2020, foi transferido para a Frente de Missão de Gravatá (PE).
2021 – Foi eleito membro do Conselho Geral da Comunidade Canção Nova; por esse motivo, precisou retornar para Cachoeira Paulista (SP).  Atualmente, é responsável da Gestão Missionária da Comunidade Canção Nova.
2023 – Assume, pela segunda vez, o cargo de administrador do Santuário Pai das Misericórdias.

A posse dos novos responsáveis acontecerá no dia 7 de maio, às 7h, durante a Santa Missa no Santuário Pai das Misericórdias, presidida pelo bispo de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

↑ topo