Melhorias internas

Santuário Pai das Misericórdias passa por período de manutenções

Santuário iniciou série de manutenções necessárias para preservar o local e bem acolher seus peregrinos.

O Santuário Pai das Misericórdias já completou 10 anos de existência, e, junto com o tempo, vieram os desgastes próprios, que exigem manutenções permanentes. Os trabalhos tiveram início em julho e devem prosseguir até o final do ano.

Confira na matéria, em vídeo ou texto, quais são os trabalhos realizados. 

 

Conversamos com Maria Eduarda Vieira, arquiteta e missionária da Comunidade Canção Nova, responsável pelo andamento desses trabalhos dentro do Santuário. Ela contou o que foi realizado na primeira etapa, e como serão os próximos passos. 

Maria Eduarda Vieira (Arquiteta e Missionária):  “O santuário vai completar dez anos de dedicação, e, ao longo desses dez anos, as manutenções são necessárias, porque, aos poucos, os materiais vão precisando de troca, de substituição, de renovação. E uma das coisas que nós pudemos executar, agora, no mês de julho e de agosto desse ano de 2023, foi a substituição das telas nas venezianas acima da nossa cobertura.

Essas venezianas ficam exatamente nessa área do altar, bem acima do mosaico, e ficam justamente por ser a área mais alta. As telas que estavam anteriormente eram de uma trama mais estreita. Então, ela acabou ressecando com mais facilidade. A sujeira subia com o vento e acabava ficando agregada nela, e isso fez com que a deterioração acontecesse um pouco mais rápido. Por isso, agora, nós trabalhamos com uma tela de trama maior, para facilitar ainda mais essa ventilação e evitar o acúmulo de sujeira.

Essas venezianas são muito importantes, porque nós utilizamos no santuário o conceitos de ventilação natural. Essas aberturas existem para que aconteça o efeito chaminé. O ar quente é mais leve que o ar frio; dessa forma, ele consegue subir por aquelas aberturas. Por isso o santuário tende a ser sempre mais fresquinho, mesmo em dias quentes. Esse efeito ajuda bastante a manter o local bem ventilado e fresco para nossos peregrinos.”

Alpinistas realizam limpeza na coroa central acima do altar. Foto: Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

Ao conversarmos com o atual reitor do Santuário, padre João Gualberto, ele falou do zelo permanente que devemos ter com esse local de peregrinação. Padre João Gualberto disse: “O Santuário é um lugar de encontro com Deus. Mesmo nesse tempo de intensas manutenções, ele está aberto a todos os peregrinos que aqui vierem. Porque o Pai sempre está com as portas abertas aos seus filhos e filhas que aqui vêm. É uma alegria receber você aqui. Mesmo em manutenção, as portas estão abertas. Sejam bem-vindos.”

Plataforma dentro do Santuário realiza limpeza e troca de luzes. Foto: Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

 

A arquiteta Maria Eduarda Vieira explicou ainda quais são os trabalhos planejados nesse período: “Temos um calendário bem cheio de manutenções, e uma delas que nós já executamos é a imunização das madeiras, dos pilares, forros e vigas. Outro tratamento já executado foi o de retardante antichamas das madeiras, que é uma exigência do Corpo de Bombeiros. E todas esses trabalhos só podem ser realizados com a ajuda dos nossos sócios.”

O administrador do Santuário, Padre Bruno Costa, também conta quais os próximos passos a serem realizados: “Dentro do santuário, estamos fazendo limpeza, mudança de luz, dando mais claridade, fazendo toda a organização e a manutenção necessária.  Já no local onde o padre Jonas Abib (fundador da Comunidade Canção Nova) está sepultado, começamos a obra da Capela do Senhor ressuscitado. Que, em breve, estará aberto para todo o povo de Deus.

Local onde está enterrado Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, passa por reformas e será transformado na Capela de Jesus Ressuscitado.

 

O santuário precisa da sua ajuda. Como ajudar? O Santuário do Pai das Misericórdias conta com a sua doação de ouro, que tem sido uma bênção para nós! Aquele brinco quebrado, o ouro que você tiver e desejar nos doar será muito bem-vindo. O santuário foi construído com a doação de ouro, e ele precisa ser mantido com essa doação. Também sendo sócio evangelizador da Comunidade Canção Nova mês a mês, são várias as vias de contribuição. Eu, padre Bruno Costa, estendo as mãos e peço: ajude o Santuário do Pai das Misericórdias com toda a manutenção.
Deus abençoe você!”

 

Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

 

 

 

Deixe seu comentários

Comentário