Padre Márcio

Jesus, o sinal do Pai

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”

Ao recitarmos nossa Profissão de Fé, não dizemos somente Creio em Deus, mas Creio em Deus Pai. Deus é Pai e é também Filho e Espírito Santo. Somos batizados “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

Só existe um Deus, mas Deus é Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristãs. “É a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina” (Catecismo da Igreja Católica). Foi Jesus quem nos revelou que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

:: Minha família liberta pelo Sangue de Cristo

Revelou-nos que Deus é Pai não só porque é o Criador de tudo, mas porque tem um Filho. Disse ele: “Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser re-velar” (Mt 11,27). E há uma profunda unidade entre o Pai e o Filho, segundo Jesus revelou: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30). No Credo de Constantinopla que rezamos, às vezes, durante a Missa, dizemos: “o Filho Único de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai”.

Jesus revelou também que em Deus há uma outra pessoa: o Espírito Santo. Antes de sua morte, Jesus anunciou que haveria de enviar “outro Paráclito”, o Espírito Santo. O Espírito Santo seria enviado aos apóstolos e à Igreja pelo Pai, em nome do Filho, quando voltar para junto do Pai (Jo 16,26). No mesmo Credo de Constantinopla, rezamos: “Cremos no Espírito Santo, que é Senhor e que dá vida; ele procede do Pai”.

Assista ao “Programa do Pai das Misericórdias” com o padre Márcio:

Rezemos, juntos, a “Oração ao Pai das Misericórdias”

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi a súplica confiante que Vos apresentamos neste momento (fazer o pedido).

Acolhei este povo que vem, cheio de fé e esperança, ao Vosso Santuário. Consolai os aflitos, socorrei os necessitados, enxugai as lágrimas aqui derramadas. Amparai os fracos e recebei em Vossos braços paternos este filho pródigo que volta para Vós. Dai-nos a graça de sermos instrumentos da Vossa misericórdia na vida dos nossos irmãos, para que, assim, o Vosso nome seja amado em nossa família e em nossa nação. Tudo isso Vos pedimos por Vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!