2015, olhar em Deus e gratidão

São poucos os que agradecem, quem agradece vive melhor, porque reconhece sua indigência e que Deus é tudo!

Ano Novo Santuário

Querida família, que ano maravilhoso o Senhor, Pai das Misericórdias, nos permitiu viver, ano de comemorações, ano de vitórias na vida pessoal, na família, na sociedade e no esporte, quanta alegria! Claro que tivemos dificuldades, lutas e embates espirituais, perdas pessoais, perdas de personalidades marcantes para nosso país e para o mundo e perdas também no esporte, mas em tudo podemos dizer como S. Paulo “somos mais que vencedores” (Rm 8,37). Pois nossa alegria não está apenas nas conquistas disso ou daquilo e, sim porque apesar de tudo continuamos com Cristo, o Pai misericordioso nos sustentou, apesar até mesmo das nossas limitações, dúvidas, da aparente falta de fé, na verdade, o Senhor sempre esteve conosco e estará até sua segunda e definitiva vinda.

Hoje, nosso olhar para o ano que passou deve ser de muita gratidão, quem é que não fez um propósito ou propósitos no início do ano? E talvez possamos dizer “não cumpri com a maioria deles”, mas quero te convidar a olhar para aqueles que você conseguiu cumprir, pela graça de Deus. Sim, nosso olhar é para aquilo que foi possível alcançar, foi possível realizar apesar da nossa fraqueza, foi possível mesmo quando não dependia apenas de nós. A nossa conta deve ser diferente, por exemplo: “das 10 metas só cumpri com 4” é melhor dizer assim “consegui cumprir com 4 metas”, está vendo?! Parece a mesma coisa, mas não é, o olhar para as 4 metas cumpridas é de gratidão, enquanto a primeira fala é de pesar por não ter conseguido.

E Jesus, o Mestre, ensinou isso muito bem quando conta a parábola do semeador “O que foi semeado em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a entende. Esse dá fruto, produzindo à razão de cem, de sessenta e de trinta” (Mt 13,23). Se você perseverou na santidade, caminhou na vontade de Deus, acolheu a Palavra, caiu e levantou, buscou a confissão, a Eucaristia, enfim tentou ser uma pessoa melhor, tenho certeza que você deu frutos, claro que talvez não tenha sido cem, nem sessenta e até mesmo nem trinta por um, mas seu empenho valeu e vale muito, isso também é um fruto.

Pare de ficar se exigindo cem por um, se der certo e conseguir “amém”, se não por amor a Deus se alegre pelos passos que foram dados. Sabe quem é que exige mais de você? Você mesmo(a), não estou dizendo para você relaxar, mas te convido a olhar com gratidão para os passos que foram dados, olhar com gratidão para as vitórias de Deus em sua vida, ainda que tenham sido poucas. Ao invés de lamentar, louve a Deus, agradeça. Agradeça ao Pai, agradeça aqueles que contribuíram materialmente, amigavelmente e espiritualmente nesse ano.

Por fim, quero propor de colocarmos como meta para o novo ano olhar em Deus como Pai e agradecer mais, que tal? No novo ano teremos muitas atividades e trabalhos, sem dúvida teremos também que encarar as nossas e as limitações dos outros, teremos perdas, mas em tudo, gratidão. São poucos os que agradecem (Lc 17,15) quem agradece vive melhor, porque reconhece sua indigência e que Deus é tudo, quem tem um coração grato enfrenta as dificuldades com esperança, cai e levanta, quem tem um coração grato percebe que tudo é dom, consegue perceber que Deus não está castigando, mas lhe dando mais uma oportunidade de crescer.

Querida família, um santo e feliz ano de 2015 com o olhar no autor da nossa fé, Jesus Cristo, e com muita gratidão.

Padre Márcio do Prado
Vice-reitor do Santuário

Deixe seu comentários

Comentário