Jesus é o Samaritano que desceu à Jericó dos homens

15º Domingo do Tempo Comum
Dt 30,10-14; Sl 18b; Cl 1,15-20; Lc 10, 25-37

O nosso mundo é feito de regras, de leis, de contratos, normativas… No mundo bíblico e para o cristão também existem leis para que a pessoa possa viver e contribuir com o (a) outro (a). No texto do Deuteronômio é apresentado por Moisés uma Lei que o povo de Deus precisa seguir se quiser entrar na terra prometida.
Qual é o preceito que Deus deu, por meio de Moisés, ao povo escolhido? “Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos na lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda tua alma” (Dt 30,10). Observar e converter-se.

Observar a lei não é apenas conhece-la

Israel, o povo de Deus é chamado pelo Senhor a observar as leis. Observar não se tratava apenas de saber a lei, de ensinar ou de tecer uma opinião sobre as leis, mas tratava-se saber e colocar em prática. “Não só apenas sei que preciso de alimento, mas tomo o alimento”; “não apenas sei que o sinal vermelho do trânsito indica que devo parar, mas paro quando vejo o sinal vermelho”. Observar a lei do Senhor significa praticar os ensinamentos da lei.

"El Buen Samaritano" Capilla del Santísimo de la Catedral de Santa María la Real de la Almudena Madrid - España

“El Buen Samaritano” do Padre Rupnik
Capela do Santíssimo da Catedral de Santa Maria de Almuneda, Madrid, Espanha

Os mandamentos são fonte de vida

No Evangelho, Jesus foi questionado por um mestre da Lei sobre o que seria necessário para receber em herança a vida eterna. Jesus sabia que o o mestre da Lei era alguém entendido da Torah, por isso devolveu a pergunta: “O que está escrito na Lei? Como lês?” Ele respondeu corretamente. Jesus encerrou que se ele assim o fizesse iria viver. Aqui temos algo bem interessante: a vivência da Lei não é apenas para um momento para se conquistar um prêmio, mas a observância dos mandamentos contribuiria para a vida, para viver. Quando se vive, e se vive em Deus, após uma jornada de vivência dos mandamentos do Senhor aí sim se alcança a vida eterna. Em outras palavras a observância dos mandamentos não apenas para o futuro, mas para o hoje, aqui e agora de deve viver.

O nosso verdadeiro samaritano

Contudo o mestre da Lei, ainda não satisfeito, quis colocar Jesus à prova e perguntou “E quem é o meu próximo?” (Lc 10, 29). Nisso Jesus contou uma das mais belas histórias. Um homem foi assaltado quando ia para Jericó, foi dado como morto. Passou por ali um levita, um sacerdote e um samaritano. E aqui Jesus parece contar a história do próprio mestre da Lei, que sendo um entendido, questionava. Na parábola, tanto o levita como o sacerdote, sabiam a Lei, o “amor a Deus e ao próximo”, porém eles se fizeram de desintendidos e não observaram a Lei quando passaram por um necessitado.

O samaritano era considerado uma pessoa impura, era desprezado e talvez alguém que não se esperaria nada de bom. No entanto, o próximo daquele homem quase morto foi o samaritano. Ao falar do samaritano Jesus está a contar a sua própria história. Jesus desceu, em obediência ao Pai, da Jerusalém celeste para a Jericó dos homens, a terra. Ele veio do céu para socorrer os necessitados, aqueles que estão quase mortos, Jesus veio do céu para a terra para curar as feridas, para salvar do grande mal deste mundo, o pecado. Jesus é como o samaritano ou o samaritano é Jesus que dá atenção, que perde tempo, que se preocupa. Jesus é aquele que realmente observa a Lei, ou seja, sabe e pratica. Na verdade pode-se dizer que Jesus não apenas sabe, mas ele é a Palavra, o Verbo e n’Ele não há separação entre lei e vida. Em Jesus as palavras são práticas e suas práticas são palavras.

Por fim, para cada um de nós cabe uma resposta diante dessa liturgia. Observar a Palavra não enquanto “decoreba”, mas uma palavra que se traduz em atitudes. Assim Jesus ensinou com as palavras e com a vida. Ele é o “bom samaritano”, por excelência, que desceu do céu “e por ele reconciliar consigo todos os seres, que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz” (Cl 1,20). Como Jesus observou ainda a Lei, os mandamentos do Senhor? Através da descida até nós, através da “descida-humilhação” com a morte de cruz. Ao final da parábola Jesus, sábio, fez o mestre da Lei constatar que o “próximo” na verdade não foi homem assaltado, o próximo era o samaritano. O mestre da Lei respondeu “Aquele que usou de misericórdia”. Assim o passo na verdade para herdar a vida eterna é não só fazer obras, mas acolher o samaritano/Jesus, o Salvador.

Deus seja louvado!

Padre Marcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Pe-Marcio-José-do-Prado-VICE-REITOR

Deixe seu comentários

Comentário