São Pedro e São Paulo | Amor a Jesus Cristo e Sua Igreja

Igreja celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo

Queridos irmãos, a Igreja no Brasil comemora neste domingo a grande solenidade de São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja. Em Pedro, o primeiro a professar a fé, foi fundada a Igreja e em Paulo temos o grande propagador do Evangelho.

A primeira leitura desse domingo (At 12,1-11) apresenta a Igreja primitiva que sofria as suas primeiras perseguições. Tiago, irmão de João, sofreu o martírio e Pedro foi preso. No cárcere Pedro estava muito bem vigiado por quatro grupos de guardas e, enquanto o primeiro dos apóstolos estava preso, a Igreja orava por ele. Aqui já se nota a importância da oração do povo de Deus pelo seu representante.

Já reparou que em todas as Missas se reza pelo Papa? Claro que se deve rezar por tantas outras intenções, mas também se reza por aquele que foi escolhido por Jesus para dar continuidade à obra de salvação através da Igreja. A palavra de uma autoridade tem peso, costuma dar repercussão, e o que dizer da palavra do Papa, por isso a nossa oração por ele.

Pedro, forte na sua fraqueza

A Igreja em oração e do outro lado Herodes pretendia apresentar Pedro para um julgamento. Mas o anjo foi libertá-lo. Por que ou para quê Pedro foi liberto? Para continuar sua missão, a missão que Jesus lhe confiou, ser pedra, pedra onde Ele, Jesus, constrói a sua Igreja (Evangelho de hoje: Mt 16,13-19). É possível dizer que é espantoso e ao mesmo tempo admirável que Jesus tenha escolhido Pedro. Espantoso porque Pedro era um simples pescador, homem rude que mostrou suas falhas em certas respostas e negou o Senhor (Jo 13,6.9; Mt 26,34). Depois é admirável porque Jesus não levou em consideração esses pecados e confiou a ele o cuidado com as ovelhas (Jo 21,17), o cuidado com o rebanho que é a Igreja.

Pormenor da estátua de São Pedro, na Basílica de São Pedro, Vaticano

Pormenor da estátua de São Pedro, na Praça de São Pedro, Vaticano (Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com)

Paulo ficou cego para ver

Deus Pai em sua infinita bondade e misericórdia enviou Jesus para salvar a humanidade. O Filho amado do Pai quis contar com Pedro e escolheu ainda Paulo. Homem inteligente, fariseu, ou seja, conhecedor da lei e perseguidor de cristãos. Certo dia, no caminho de Damasco, Paulo a caminho para eliminar mais seguidores de Jesus Cristo, o próprio motivo de sua perseguição o persegue, o encontra e o constrange com Seu amor. Paulo que enxergava errado sobre Cristo e cristãos ficou cego, mas ao ficar cego enxergou, ou melhor, viu com o coração que o Senhor o chamava para missão de evangelizar (At 9,1-18). Na segunda leitura temos uma das últimas palavras de Paulo, com tais palavras é possível concluir que Paulo realmente viveu coerentemente a missão a ele confiada por Jesus, disse Paulo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé… me aguarda a coroa da justiça… o Senhor esteve ao meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações…” (2Tm 4,6-8.17-18).

Festejar São Pedro e São Paulo é festejar a Igreja

Festejar São Pedro e São Paulo deve provocar em primeiro lugar: um grande amor por Jesus Cristo e sua Igreja; segundo, uma enorme gratidão a Deus por esses mártires; e em terceiro lugar cada cristão deve imitar as virtudes desses apóstolos.

Amor a Jesus Cristo e sua Igreja, ao olhar para esses homens frágeis, limitados, humanos e pecadores, mas que, amados pelo Senhor, professaram a fé n’Ele: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”(Mt 16,16); homens que amaram o Senhor e O imitaram no amor pela humanidade e pela Igreja. Se esses homens eram pecadores e foram capazes de amar e de dar a vida também nós podemos por amor a Jesus Cristo viver o amor e transmitir esse amor com ousadia e em todos os lugares como Pedro e Paulo.

:: Conheça os lugares onde São Pedro e São Paulo viveram
:: São Pedro e São Paulo: colunas de fé

Uma enorme gratidão por esses mártires, Pedro e Paulo. Quando se admira os santos não se louva simplesmente os santos em si por seus méritos, mas se louva o que Deus fez neles, e como foram dóceis ao Espírito Santo, ao mandato do Senhor. Deus, Pai, seja louvado pelo Seu Filho Jesus Cristo que escolheu homens para sua obra. Através desses dois santos devemos agradecer porque foram os primeiros a professar a fé, a cuidar dos irmãos, foram os primeiros a responder o chamado do Senhor: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”(Mc 16,15). Por graça de Deus o Evangelho chegou a nós porque esses mártires que provocavam com suas vidas outros mártires, santos e missionários que nos fizeram “Terra de Santa Cruz”.

Terceira atitude que Pedro e Paulo devem nos provocar é a imitação da fé e da missionariedade. Em Pedro, a rocha, Deus espera e quer de nós uma resposta firme, deseja nossa resposta em palavras e no modo de viver. Em Paulo, nosso Senhor deseja uma resposta de ousadia, coerência, constância, fervor e ardor por levar a Boa Nova a toda criatura.

Hoje, Papa Francisco

Por fim nesse dia especial de São Pedro e São Paulo comemoramos também o dia do Papa, ao nosso querido papa Francisco a nossa oração, admiração e atenção aos seus ensinamentos, pois aprendemos muito com seu pontificado. E num dia como esse a Comunidade Canção Nova recebeu a chancela da Igreja de Roma onde a mesma aprovou definitivamente seus estatutos. Aprovação que significa para a Canção Nova se unir mais estreitamente a missão de amar, agradecer e anunciar Jesus Cristo. Missão essa que não é um privilégio, mas uma responsabilidade de todos os membros da Igreja desde o papa ao mais simples leigo batizado.