Vocação: todos somos chamados por Deus

Vocação – Chamado e resposta

Talvez você saiba a origem e o significado da palavra vocação, porém quero reforçar esta origem e o seu significado. Vocação vem do latim: “vocare”. O verbo “vocare” significa chamar. Deste vocábulo, por exemplo, deriva a palavra invocar. Quando em nossas orações “chamamos” Deus para se fazer presente em nossa vida, muitas vezes usamos a expressão “vamos invocar a Deus”.

vocação

Ordenação Diaconal no Santuário do Pai das Misericórdias (Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com)

O mês de Agosto é dentro da Igreja Católica no Brasil o mês das vocações, portanto um mês vocacionado a todos os vocacionados. Em cada Domingo a Igreja faz memória a uma vocação específica:

1º Domingo – Vocações Sacerdotais
2º Domingo – Vocação familiar
3º Domingo – Vocação religiosa
4º Domingo – Vocação leiga
Quando no calendário temos um quinto Domingo este é dedicado aos catequistas.

Como se percebe falar de vocação, portanto, não é falar apenas de padre ou freira, mas acima de tudo de quem é cristão. Todos os cristãos batizados possuem um chamado. Cada um à sua maneira é chamado (vocacionado) por Deus. Algumas vocações são comuns, porém outras relacionadas ao estado de vida escolhido.
Em primeiro lugar todos somos chamados a uma vida de santidade. Esta vocação é o caminho que Deus escolheu, para que em meio ao mundo, fossemos a sua voz. Para que sejamos a manifestação de sua misericórdia. Portanto, todos somos vocacionados, através dos nossos atos, a demonstrar que ouvimos a Deus e que assumimos a missão que Ele nos confiou.
Porém, nosso chamado não para na busca de viver em santidade. Deus nos concede também a graça, de acordo com cada estado de vida, a vivermos o tríplice (três) múnus (dever, função, serviço): sacerdote, profeta e rei.
Como escrevi acima, cada um deve viver este tríplice múnus dento do seu estado de vida. Seja como membro do clero que o recebe por meio da ordenação ou como leigo que o recebe por meio do batismo. Assim, devemos viver o ser:

Sacerdote: ofertando sacrifícios cotidianos, situações de dor do dia-a-dia, pequenas renúncias;
Profeta: anunciar a palavra de Deus dentro de casa, no serviço, faculdade, etc;
Rei: governando, zelando e administrando as obras de Deus, servindo a sua Igreja;

Que cada um, a sua maneira, sinta-se acolhido pela Igreja neste mês dedicado as vocações, mas que acima de tudo encontre sentido em seu chamado e saiba que a Igreja reza por você e conta com você para que o Nome de Nosso Senhor seja cada vez mais presente no mundo.

Deus abençoe.

Padre Eder Pires