Advento | Já é hora de despertar!

Ano Novo para a Igreja

Estamos revestidos do roxo, acendemos a vela do Advento. Já é Ano Novo para a Igreja. Como o Pai do Céu nos deu esse abraço nos enviando o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Neste tempo do Advento, nós rezamos isso: o Senhor que já veio, o Deus Menino, e o Senhor que vem, através da Palavra proclamada, da Eucaristia. Nesse tempo do Advento rezamos o Senhor que virá. Ele já veio uma vez, Ele vem a nós através dos Sacramentos e rezamos para que o Senhor venha: maranatha, Senhor Jesus, maranatha! O Senhor vem! Nesse tempo do Advento nós rezamos, celebramos e nos preparamos.
É certo que Ele virá! Na liturgia de hoje, os profetas e até o próprio Jesus fala dessa vinda. No Evangelho o Senhor apresenta essa realidade da Sua segunda vinda.

Coroa do Avento no presbitério do Santuário do Pai das Misericórdias

Caminhamos atraídos para o Alto

O profeta Isaías fala do monte da casa do Senhor que vai se estabelecer firmemente, ao qual acorrerão todas as nações. A nossa caminhada é uma caminhada de subida.
Assim é a nossa caminhada: pecamos, caímos, confessamos, nos levantamos. É crescimento, é maturidade. Um dia após um outro, crescendo na maturidade, na espiritualidade.
O nosso caminho é para o Céu. O Senhor nos atrai para o Alto. Do alto da Cruz, o Senhor atraiu o povo de Deus. O Santuário do Pai das Misericórdias foi construido no lugar mais alto da chácara. Neste monte, o Senhor Se transfigura.

Já é hora de despertar!

O tempo de Advento é um tempo de conversão. É um tempo de buscarmos a Deus. Na segunda leitura, São Paulo fala a respeito disso: ‘nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades’. Deixa de lado o pecado. Já é hora de despertar! É hora de despertar! O Senhor está vindo, está voltando. Santo Agostinho, ao ler essa Palavra, teve um encontro com Jesus. Que também nós possamos despertar. Já é hora de despertar! É tempo de conversão, tempo de revisão de vida, de examinar a nossa conduta. O Senhor está voltando. Necessitamos rever os nossos conceitos, valores… A minha caminhada tem sido com Cristo ou sem Ele? Como vivi o meu matrimônio? Como vivi a minha consagração? Como vivi a minha missão?

Veja mais:
:: Dom Terra celebra no Santuário do Pai das Misericórdias

Maranatha

Que esse tempo de preparação para o Natal, quando comemoramos a vinda do Senhor até nós seja essa caminhada de conversão. Nos voltemos para dentro de nós, examinemos a nossa consciência. Saindo recentemente do Jubileu da Misericórdia, é hora de praticar obras de misericórdia, ser um propagador da misericórdia de vida. Peçamos ao Senhor a graça de continuar subindo, numa verdadeira ascesce espiritual. Que sejamos santos. Só entra no Céu quem é santo.
O Pai já nos deu o grande presente: Seu Filho, Jesus Cristo. Agora, o Pai promete que Jesus vai voltar. É importante que a segunda vinda de Jesus não cause em nós desespero. Calma. Façamos esse caminho. Se o Senhor vem, que nos encontre vigilantes, em oração.
Advento: tempo profundo de oração, de conversão, de rever a vida, de dar o passo dessa mudança de vida.