Centenário de Fátima

Foi há 100 anos…

“Faz agora precisamente cem anos que Deus, na sua misericórdia e providência, escolheu três simples crianças, Francisco, Lúcia e Jacinta, para
fazer um fortíssimo apelo de conversão ao mundo, através de Nossa Senhora. Deus faz tudo muito bem feito e confunde-nos nas nossas
estratégias: «Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor» (Isaías 55,8), e é bem verdade. De facto, Fátima só se compreende de joelhos… só se entende através do Imaculado Coração de Maria e do coração simples dos
Pastorinhos de Aljustrel. Para os grandes deste mundo Fátima será sempre difícil… a necessitar de contínuas e elaboradas interpretações racionalistas e intelectuais… a não ser que aprendamos de uma vez por todas a lição que já Jesus tinha ensinado: «Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus» (Mt 18,3).

Nossa Senhora, por desígnio de Deus, não apareceu a a nenhum eclesiástico, político ou jornalista, e muito menos a um teólogo… e foi escolher e preparar estas crianças, agora canonizadas (o Francisco e a Jacinta), três crianças de um lugar perfeitamente desconhecido e periférico em relação a Portugal, à Europa e ao mundo. Quanto tempo, esforço e gastos não perdemos nós com as nossas estratégias pastorais. Quantas horas não perdemos nós em reuniões, encontros, planos e mil actividades que nos entretêm, mas que na verdade muitas vezes se revelam – devemos confessar – decepcionantes e infecundas. Pelo contrário, estas três crianças, na sua impotência e humildade, responderam ao apelo de Deus e dedicaram-se ao único necessário. Fizeram o que lhes pediu o Anjo e a Virgem Maria: penitência e oração, e através delas o mundo soube que o Evangelho de Jesus permanecia vivo, válido e necessário.

Se o apelo de Nossa Senhora há cem anos era pertinente, neste momento, em que vemos tanta gente a abandonar ou a relativizar a fé, mais que pertinente é urgente! O que temos feito nós com a Mensagem de Fátima? As nossas famílias já começaram a rezar o Terço todos os dias para que possam voltar a ser famílias cristãs? Já nos decidimos a não ofender mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido?”

Padre Fernando António
Capelão da Militia Sanctae  Mariae – Portugal

Deixe seu comentários

Comentário