SANTO DO DIA

10  Ensinamentos de São João Maria Vianney

O Cura d’Ars foi um santo místico e, ainda em vida, realizou diversos milagres

São João Maria Vianney nasceu em 08 de maio de 1786, na França, e morreu em 4 de agosto de 1859, dia em que na liturgia recorda a sua memória litúrgica. É também conhecido como o Santo Cura d’Ars, por causa da pequena cidade de Ars, na França, onde exerceu o seu ministério.

“Que São João Maria Vianney interceda pelos nossos padres e que nos ajude no caminho da santidade!” | Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Os biógrafos relatam que o santo d’Ars teve uma caminhada difícil até o sacerdócio, porque tinha dificuldades com os estudos, mas isso não foi impedimento para que a Vontade de Deus se realizasse na vida dele. Superou as dificuldades e, hoje, é considerado o padroeiro dos párocos por causa da sua vida de santidade.

O Cura d’Ars foi um santo místico e, ainda em vida, realizou diversos milagres. Conta-se que a sua vida era de extrema penitência e oração. Vivia em uma casa extremamente pobre e comia muito pouco. Acordava durante a madrugada para rezar e, muitas vezes, foi tentado pelo próprio demônio, mas essas tentações não lhe roubaram a santidade. A pequena paróquia de Ars tornou-se um ponto de peregrinação que atraía inúmeros peregrinos só para se confessarem com este santo sacerdote. A vida dele passou pelas atividades cotidianas de um bom sacerdote e se santificou no confessionário, no altar e na oração. Foi um homem de uma grandeza única e, com sua vida austera, abalava as estruturas do inferno.

Da vida deste grande sacerdote podemos colher alguns ensinamentos:

1 – Sobre a dignidade do Sacerdócio:

“Oh! O padre é alguma coisa de grande! Se ele compreendesse isso, morreria… Deus lhe obedece: ele diz duas palavras, e Nosso Senhor desce dos céus.”

2 – Sobre a vocação sacerdotal:

“O padre não é padre para si mesmo. Ele não se absolve, nem se administra sacramentos. Ele não existe para si e sim para os outros.”

3 – Sobre o sofrimento:

“A cruz é a chave que abre a porta do céu.”

4 – Sobre a oração:

“Não são necessárias muitas palavras para rezar bem. Você sabe que o bom Deus lá está, no Santo Sacrário; abra a ele seu coração; alegre-se com sua santa presença. Eis a melhor oração.”

5 – Sobre o amor de Deus:

“Ó Jesus, conhecer-vos é amar-vos!… Se soubéssemos o quanto Nosso Senhor nos ama, morreríamos de felicidade! Não creio haver corações tão empedernidos que não amem vendo tantos serem amados…”

6 – Sobre a Eucaristia:

“Se tivermos fé, veremos Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, como os anjos o veem no céu. Ele está lá e nos espera”.

7 – Sobre Nossa Senhora:

“Todos os santos têm uma grande devoção a Nossa Senhora: graça alguma vem do céu sem passar pelas mãos dela.”

8 – Sobre a santidade:

“Os santos têm um bom coração, um coração sensível, transparente.”

9 – Sobre a pobreza:

“Se você tem muito, dê muito; se tem pouco, dê pouco; mas faça-o de bom coração e com alegria.”

10 – Sobre o diabo:

“O bom Deus é tão bom quanto o diabo é mau. É ele quem me guarda. E quem Deus guarda está bem guardado”.

Que São João Maria Vianney interceda pelos nossos padres e que nos ajude no caminho da santidade!

São João Maria Vianney, rogai por nós!

 

Deixe seu comentários

Comentário