O FILHO AMADO DO PAI!

Festa da Transfiguração do Senhor

“Passados uns oito dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura”. É assim que começa o relato do evangelista Lucas sobre a transfiguração de Nosso Senhor, festa comemorada hoje por todos os fiéis da Igreja fundada por Cristo que, antes de sua Paixão e Morte, quis revelar o Reino de Deus àqueles que estavam com Ele.

Jesus convida três dos seus discípulos (Pedro, Tiago e João) para subirem com Ele à uma montanha. A intenção de Jesus era de estar em profunda comunhão com o Pai do Céu através da oração e, com isso, manifestar aos seus a glória e o poder do Reino Celeste. A própria presença do Messias já era a encarnação do Reino de Deus entre nós, porém, Ele quis revelar de maneira ainda mais visível no momento da sua transfiguração. Ali, a glória reveste a humanidade, o divino sobressai o humano e o brilho de Deus é refletido no Filho.

“Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: ‘Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!…’. Ele não sabia o que dizia” (Lucas 9,33). Quem de nós não gostaria de ver face a face a glória de Deus? É uma grande dádiva aquilo que os três discípulos presenciaram e testemunharam. No entanto, o Senhor não os levou ao monte para permanecerem lá para sempre. Jesus pretendia fortalecer os corações dos seus amigos para aquilo que estava por vir: a sua morte. Seria um momento bastante difícil para os seus discípulos, por isso, a transfiguração, para que eles cressem no Filho do Homem.

Na vida, no decorrer do trajeto que trilhamos com Jesus, podemos até experimentar e gozar da Sua glória e, talvez, como Pedro falaremos: “Senhor, é bom estarmos aqui”, mas não será um momento que durará para sempre, antes, é uma experiência de refrigério e de fortalecimento para continuarmos o caminho. O Filho nos revela a glória do Pai para que possamos seguir adiante naquilo que é o desígnio de Deus, tendo como sustento em nossos corações a fé e a esperança, virtudes que nos conduzirão para a vida eterna.

Certa ocasião, nas vésperas dessa grande Festa, que hoje celebramos, o Papa Francisco falou: “Convido todos a manter o olhar fixo no rosto resplandecente de Deus, que a Liturgia de amanhã nos convida a contemplar em Cristo transfigurado no Monte Tabor. Ele é a Luz que ilumina os acontecimentos de cada dia”. Veja que belo convite o nosso Papa nos fez e que é atualizado no dia de hoje. Nesta sexta feira, Jesus renova o pedido que fez aos três discípulos quando os chamou para estarem juntos em oração no Monte Tabor. Hoje, somos nós os discípulos chamados a fazer essa subida em companhia do Senhor, para juntos experimentarmos da profunda comunhão que há entre o Pai e o Filho e o Espírito Santo.

Como filhos de Deus e amigos do Cristo, nós, homens e mulheres que lutam pela santidade e atravessam esse vale de lágrimas, somos convidados a fixar nossos olhos com profundidade na luz que irradia do rosto transfigurado de Jesus. Ele é e sempre será a nossa esperança! Sejamos obedientes ao Pai que, assim como falou a Pedro, Tiago e João, também fala a mim e a você: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!”. A Festa da Transfiguração de Jesus é a oportunidade que temos de estar em sintonia com Ele pela oração, momento este no qual colhemos a Sua Palavra através de uma escuta atenta que nos orientará como devemos prosseguir na missão que recebemos do Pai.

Joanderson Medeiros
Seminarista Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário