Meditação da Via-Sacra

8ª Estação – Jesus consola as filhas de Jerusalém

 No Evangelho de São Lucas, percebemos uma atitude do próprio Jesus que se revela a Seu povo: “Jesus, porém, voltou-se para elas e disse: Mulheres de Jerusalém, não chores por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos” (Lc 23,28).

Nessa passagem, encontramos duas características importantes do pastoreio de Jesus. A primeira: Jesus se volta para elas, nessa atitude de estar com a pessoa, de olhar para aquelas mulheres. Aprendemos que a pessoa é o mais importante. Nesse ato, podemos identificar que Jesus vai além do trabalho, das distrações, do fazer, Ele se volta para aquelas mulheres, Ele se dá nas fragilidades que se apresentam.

Muitas vezes, é necessário, a exemplo de Jesus, dar-se ao outro, gastar tempo, ser o consolo, os braços, o olhar, a voz de Jesus. Precisamos ser o Cristo que se volta às necessidades do próximo, na caridade e no amor fraterno. No segundo momento, percebemos o Jesus consolador, as dores, as aflições, as angústias das mulheres.

Podemos dizer que essas dores e angústias não são apenas das mulheres, mas de todos os filhos de Jesus. Sabemos que Sua missão era salvar a humanidade. Ele veio para nos redimir dos nossos pecados.

Ele veio para curar nossas feridas, para tomar sobre si as nossas dores no madeiro da Cruz, do coração de Jesus, onde jorrou sangue e água. Ele nos lavou, Ele nos consolou, Ele nos santificou, redimiu-nos da culpa do pecado original, Ele nos salvou.

Hoje, Jesus também quer consolá-lo de todas as situações que você vive, de todas as situações que você tem pela frente. Temos um Deus que nos vê, temos um Deus que vê as nossas dores, que vê o nosso coração, o mais profundo da nossa alma. O que os homens não veem, Jesus vê e apenas diz: “Venha a mim! Dai-me tuas tristezas, tuas dores e o teu coração”. Ele quer consolar o nosso coração, e com o Seu olhar, Ele nos cura.

Permita-se ser alcançada pelo amor do Senhor, ser olhado por um Deus que o conhece e, mesmo vendo suas misérias, simplesmente Ele o ama. E contemple a face do Cristo que, com amor, o consola, enxuga as suas lágrimas, recolhe o seu pranto e devolve a sua paz. Que a paz do Senhor invada o seu coração e que você seja plena do Espírito Santo, que faz novas todas as coisas! Amém!

Deixe seu comentários

Comentário