VOCÊ SABE?

Qual é a diferença entre mortificação e penitência?

A mortificação é um treinamento espiritual, um treino da força de vontade para melhor governar nossas paixões e instintos

Esta é uma pergunta interessante. A distinção entre mortificação (sinônimo na maioria dos escritos espirituais de autonegação, abnegação, renúncia de si mesmo, morrer para si mesmo) e penitência (sinônimo de penitência, sacrifício ou auto-sacrifício e “reparação”) está relacionada com o motivo interior por trás da ação. Em outras palavras, a ação exterior (jejum, por exemplo, ou tomar um banho frio em uma manhã fria) pode ser exatamente a mesma, mas dependendo da razão pela qual estou realizando a ação (minha intenção), a natureza espiritual do ato pode ser tanto mortificação quanto penitência. 

:: Como viver bem o Tempo Comum

A intencionalidade de um ato de mortificação é “punir [ou seja, disciplinar] meu corpo [ou seja, tendências egoístas] e colocá-lo sob controle, para evitar qualquer risco de que, tendo atuado como arauto para outros, eu mesmo possa ser desqualificado” (1 Coríntios 9,27). Em outras palavras, eu livremente nego a satisfação de um desejo normal e saudável para crescer em minha maturidade espiritual, aprender a governar as tendências egoístas incorporadas à minha natureza caída. Por exemplo, eu propositadamente mortifico meu desejo perfeitamente legítimo por carne nas quartas-feiras e sextas-feiras durante a Quaresma, para que eu seja melhor capaz de controlar um desejo ilegítimo de ficar consentir em um pecado sexual sempre que esse desejo aparecer. A mortificação é um treinamento espiritual, um treino da força de vontade para melhor governar nossas paixões e instintos. 

A intencionalidade de um ato de penitência é “completar em meu próprio corpo o que falta aos sofrimentos de Cristo” (Colossenses 1, 24). Estou fazendo penitência pelo pecado, compensando um ato maligno e destrutivo, assim como Cristo fez ao morrer na cruz. Ele ofereceu sua obediência como “pagamento” (ou expiação) por nossa desobediência. Foi assim que ele reparou (fez “reparação”) a separação entre Deus e o homem causada pelo pecado original. Ele se sacrificou (se tornou uma oferta a Deus) em nosso lugar. A penitência, portanto, é feita como uma forma de dizer a Deus que estamos arrependidos por nossos pecados, ou pelos pecados dos outros, e para compensá-los. Quando fazemos penitência, estamos reparando o pecado, revertendo o ato autoindulgente do pecado ao substituí-lo por um ato de autonegação. 

Leia também:
:: Como saber se sou chamado para uma vida religiosa ou sacerdotal
:: Vida Consagrada para o Papa Francisco
:: Pais, os melhores amigos dos filhos!

Dois outros pontos permanecem nesta questão: 

Primeiro, a única maneira pela qual mortificação e penitência realmente ajudam a avançar o Reino de Cristo é se estivermos unidos a Cristo. Devemos estar vivendo a vida da graça –

Cristo deve estar vivo em nós – para que possamos unir nossas ações às dele, de modo que elas compartilhem de seus méritos. 

Segundo, o conceito de sacrifício também inclui um elemento de intercessão e petição. Oferecer a Deus um sacrifício pode ser uma forma de intensificar uma oração de intercessão. Assim, quando Santa Teresinha do Menino Jesus estava intercedendo pela conversão de um criminoso condenado à morte, ela e suas irmãs uniram sacrifícios (atos de autonegação) às suas orações. Da mesma forma, podemos oferecer sacrifícios (atos de autonegação, obediência, paciência…) a Deus para beneficiar outros membros do Corpo de Cristo que possam estar necessitados – aqueles em tentação ou tristeza, aqueles na prisão ou sofrendo perseguição. Estamos conectados a eles por meio de nossa participação no corpo de Cristo. É como uma disputa de cabo de guerra. Estamos todos no mesmo time, puxando na mesma direção. Mas às vezes alguém em nossa equipe tropeça, perde o equilíbrio ou para de puxar com toda a força. Nesses momentos, podemos puxar com mais força, compensando a falta momentânea deles, pegando o ritmo, para que possam dar uma respirada rápida e depois voltar à ação. 

Podemos tirar uma série de conclusões dessas observações, mas vou terminar apontando apenas uma. Uma vez que a distinção entre mortificação e penitência está na intenção espiritual, não na ação física, a mesma ação física pode servir simultaneamente como um ato de mortificação e de penitência. Podemos realizar uma ação com múltiplas intenções. Portanto, não se preocupe muito se seu sacrifício é para mortificação ou penitência – faça-o para ambos!

 

Deixe seu comentários

Comentário