DISCERNIMENTO

Como saber se sou chamado para a vida religiosa ou sacerdotal?

Com Deus não precisamos ter medo

Enfrentar escolhas importantes sobre a vida nunca é fácil; e discernir um chamado, que é “o caminho menos percorrido”, a vida religiosa, pode ser muito confuso. Deus não inscreve seu chamado nas estrelas ou entrega uma mensagem clara para nós. Você tem que ouvir o profundo de sua alma, o movimento silencioso do seu coração.

:: Como diferenciar o pecado mortal do venial

Ao longo de nossa caminhada vocacional, descobrimos que há sinais para prestar atenção e levar a sério se você estiver se pensando sobre um possível chamado para a vida religiosa. Vamos começar com alguns dos pequenos sinais – comportamentos ou escolhas que podem indicar o potencial de um chamado de Deus para a vida religiosa.

• Você está seriamente interessado em uma profunda amizade com Deus;
  • Você vem desenvolvendo esse relacionamento há algum tempo, possivelmente participando de retiros, workshops ou cursos que alimentam sua fome espiritual;
  • Você pensa frequentemente em Deus;
  • Você gosta de rezar; você gosta de estar com Deus;
  • Você lê a Bíblia e tem um forte desejo de seguir Jesus, de ser um de seus discípulos;
  • Você é ativo em sua paróquia, grupo de jovens ou grupo que apoia seu crescimento espiritual;
  • Você procura pessoas com quem possa ter conversas mais profundas e significativas.

“Com Deus não precisamos ter medo.” | Foto ilustrativa: Siphotography by Getty Images

Alguma dessas opções soa familiar? Aqui estão outros sinais que são um pouco mais reveladores e podem indicar que você já começou a considerar a vida religiosa:

• Você conhece alguns religiosos que admira, que são mentores ou que o inspiram;
  • Você sai com religiosos – trabalhando, socializando, visitando. Você gosta de passar tempo com eles;
  • Outras pessoas (família ou amigos) podem até perguntar algo do tipo: “Por que você sai tanto com essas freiras (ou padres ou irmãos)?”;
  • Você começou a ler sobre ordens religiosas e a visitar sites e está intrigado com o estilo de vida deles;
  • Você fez um retiro vocacional ou teve uma experiência com uma comunidade;
  • Você se pega pensando ou imaginando a vida religiosa como uma opção para você;
  • Você pode estar pedindo a Deus que deixe você saber se este é o seu chamado.