Oitavo dia da Novena ao Pai das Misericórdias: da inveja para a gratidão
Hoje, é o oitavo dia da Novena do Pai das Misericórdias, um tempo especial de graça, oração e preparação espiritual para a grande festa do nosso Pai Misericordioso. Neste oitavo encontro, somos convidados a meditar sobre uma verdade que sustenta a nossa fé e fortalece o nosso coração: Da inveja para a gratidão.
Ao longo desses dias, queremos abrir o coração para acolher mais profundamente esse amor que nunca passa, que nos sustenta, nos corrige e nos conduz. Que esta novena seja para cada um de nós um verdadeiro caminho de meditação, reflexão e encontro íntimo com o Pai.
Assuma, desde já, o compromisso de permanecer firme até o último dia da novena. Faça ao Pai o seu pedido com confiança, apresente suas intenções e entregue também aquilo que traz em seu coração. Este pode ser um tempo propício para renovar sua vida espiritual por meio de um propósito concreto de oração: intensifique sua conversa com Deus, ofereça um sacrifício, uma renúncia ou um gesto de amor como sinal do seu desejo de entrar ainda mais profundamente em intimidade com Ele.
Reze conosco a Novena abaixo:
Oitavo dia da Novena
Tema: da inveja para a gratidão
(Relembrar os propósitos da novena)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
“Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. Mas quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com as prostitutas, matas para ele o novilho gordo’” (Lc 15,29-30).
Reflexão
Infelizmente, o filho mais velho só conseguia enxergar os pecados do irmão. Não reconhecia o filho do seu pai como irmão. A mente e o olhar corrompidos pela inveja não permitem ver a pessoa, mas apenas seus pecados; quando se olham apenas os pecados, não é possível acolher a pessoa.
Oração
Pai das Misericórdias, pedimos que não leveis em conta nossa mesquinhez. Vós fostes também ao encontro do filho mais velho que se recusou a entrar em casa. Pai, somos esse filho mais velho que reivindica direitos. Embora frequentemos Vossa casa e busquemos estar em contato convosco, nem sempre estamos em comunhão convosco. O coração está longe. Muitas vezes, estamos com Vossas obras e não estamos convosco. Pai, não permitais que nos percamos nos trabalhos e naquilo que fazemos, pois o fato de realizarmos coisas pode nos cegar e nos fazer pensar que temos direitos – e nos esquecemos de que tudo é dom e graça Vossa. Amém.
Oração final
Pai das Misericórdias, temos tantos pedidos em nossos corações, mas queremos fazer um especial: derramai sobre nós, por Jesus, Vosso Divino Espírito Santo, batizando nosso povo com o Espírito Santo Consolador. O derramamento do Espírito Santo é a fonte de toda a Misericórdia para nós. Inundai-nos com Vossos dons e seremos instrumentos eficazes do bem. Amém.
Permita-se viver este tempo com fidelidade e esperança. O Pai o espera, o acolhe e deseja revelar, mais uma vez, a grandeza do Seu amor por você. Permaneça conosco até o fim desta caminhada e deixe-se transformar pelo amor do Pai das Misericórdias.
Comunicação Santuário





