PENITÊNCIA

O convite da Igreja a uma vida de mortificação

A vida cristã é marcada pela Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante desta marca, todos nós somos chamados a viver conforme este sinal de salvação. Cristo foi o primeiro a tomar a Cruz e carregá-la tendo em vista a salvação de toda a humanidade.

:: Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós

Por causa das marcas que trazemos em nossa humanidade ferida pelo pecado, precisamos buscar um caminho de santidade renunciando ao mal. O caminho oferecido pela Igreja é de ascese, crescimento espiritual que passa pela mortificação.

No Catecismo da Igreja Católica, no número 2015, lemos:

“ O caminho desta perfeição passa pela cruz. Não há santidade sem renúncia e combate espiritual. O progresso espiritual implica a ascese e a mortificação, que conduzem gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças: «Aquele que sobe, nunca mais para de ir de princípio em princípio, por princípios que não têm fim. Aquele que sobe nunca mais deixa de desejar aquilo que já conhece»”

É um caminho que precisamos trilhar para retirar nossos olhos somente da terra, da carne, e voltarmos para o céu. Isso implica renúncias, conversão, mudança de vida.

A Igreja nos chama, todas as sextas-feiras, a fazermos jejum, penitências e mortificações, pois assim seremos capazes de deixar de ouvir somente as vozes do corpo, da carne, para escutarmos a voz de Deus que nos chama à santidade.

Talvez você diga que não sabe fazer mortificações, então comece por aquilo que pode parecer mais simples, como deixar de comer chocolate. Não é uma dieta, é ter equilíbrio sobre as vontades e os prazeres desordenados que, muitas vezes, nos levam ao pecado. Isso é ascese, crescimento para o céu.

Aproveitemos dos direcionamentos da Igreja para trilharmos um caminho para Deus. Façamos mortificações para vencermos o pecado e assim sermos livres e não dominados pelo mal.