RETIRO MENSAL

A "Grande" Semana

 Neste mês de abril, nossa proposta de retiro é a contemplação e vivência da Semana Santa, também chamada pelos primeiros cristãos de “A grande semana” 

O adjetivo grande não se aplica à extensão cronológica dos dias que se estendem desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa. Ele diz respeito a Cristo, cujos mistérios da Sua Paixão, Morte e Ressurreição tornam grandiosos cada um dos dias que compõem esta semana. Já para os primeiros cristãos a celebração pascal se localizava em um quadro temporal bem definido.

Foto= Cathopic @tachodimas

Não chegava em um momento qualquer do ano, mas, ao final de um período extraordinário, uma semana toda especial, na qual tudo tinha um início e tudo era conduzido a um cumprimento. Mas o que acontece entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa? Naqueles oito dias, os cristãos percorrem novamente os grandes eventos que Cristo viveu para cumprir o desígnio do Pai de salvar a humanidade perdida no pecado.

Os dias são oito, mas o mistério é único: a passagem da morte para a vida. Todos nós somos então chamados à contemplação e à imitação de Cristo no mistério do seu sofrimento, para, com Ele, chegarmos à Páscoa da Ressurreição. Por isso, todos nós, cristãos, vamos experimentar, desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, uma grande intervenção de Deus em nossa história pessoal e comunitária.

Para tal, nosso espírito não pode entrar na Semana Santa da mesma forma que vamos para um final de semana ou um feriado prolongado. Não se trata disso. A entrada nesta “Grande Semana” pede de nós um novo êxodo, um caminho de libertação que nos faça passar da antiga para a nova vida.

Vamos nos esforçar para abandonar toda espécie de superficialidade, aquela tendência a nos comportar como meros expectadores nas celebrações litúrgicas, aquela velha mania de nos fixar apenas em um dia. Este momento pede de nós coragem.

Para reencontrar o significado profundo da “Grande Semana”, os cristãos devem aprender a dedicar tempo a ela, a participar ativamente das celebrações na comunidade, a deixar de lado outras ocupações desnecessárias, a viver cada um dos dias motivados por práticas penitenciais, oração e silêncio interior. Vamos romper com a mentalidade mundana onde vigora a lei do “tempo é dinheiro” e assumamos que Deus é a coisa mais importante das nossas vidas e devemos dar espaço no nosso interior à sua ação salvadora.

O mistério da vida nova em Cristo é único, mas a “Grande Semana” vai nos ajudar a percorrê-lo nos seus diversos momentos. Vivamos intensamente com Cristo, com nossa humanidade, na direção de Deus, o nosso Pai. Façamos de cada um dos dias momentos extraordinários da graça de Deus. Deixemos que Cristo, o grande dom do Pai nos engrandeça com todos os bens espirituais. Uma Semana Santa abençoada a todos!

Motivações úteis

1- Procure se informar sobre a programação da Semana Santa em sua paróquia ou comunidade;

2- Organize com antecedência as suas atividades de trabalho para que você possa participar da melhor forma possível das celebrações;

3- Leia os textos propostos pela Igreja desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa. Para te ajudar acesse liturgia.cancaonova.com.

Deixe seu comentários

Comentário