Confiança

A segurança não faz parte do seguimento de Cristo

“As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”.  Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus” ( Lc 9, 58-60).

O caminho da vida com Deus dependerá sempre de um dom dado por Deus: a fé, que requer a nossa adesão pessoal. A fé é graça, ela é um presente de Deus, mas é também uma adesão pessoal.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 145, nos mostra que sempre foi assim na história do homem com Deus: “A Epístola aos Hebreus, no grande elogio que faz da fé dos antepassados, insiste particularmente na fé de Abraão: «Pela fé, Abraão obedeceu ao chamamento de Deus, e partiu para uma terra que viria a receber como herança: partiu, sem saber para onde ia» (Heb 11, 8) (4). Pela fé, viveu como estrangeiro e peregrino na terra prometida (5). Pela fé, Sara recebeu a graça de conceber o filho da promessa. Pela fé, finalmente, Abraão ofereceu em sacrifício o seu filho único”.

“Aquele que tem fé confia porque sabe que não está sozinho, há um Pai a guiar os seus passos” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Escolher viver com Cristo é conscientemente renunciar a todas as seguranças pessoais, abrir mãos dos próprios planos, vontades e aceitar caminhar, assim como Abraão o fez quando saiu de sua terra a pedido do próprio Deus, “sem saber para onde ia» (Heb 11, 8)”.

É natural o ser humano buscar a segurança, a organização, fazer planos, mas não cabe a ele saber se esses se realizarão, ainda que minuciosamente trabalhe para que aconteçam, pois não temos controle nem mesmo sobre o próximo minuto de nossa vida.

:: Nosso coração não descansa a não ser em Deus

Quem escolhe viver ao lado de Cristo, experimenta em sua alma aquilo que Ele mesmo afirmou: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça” (Lc 9, 58). Alguém que caminha com os olhos vendados sente-se inseguro, o medo é normal, entretanto, aquele que, em tudo em sua vida, caminha com Cristo, esse é semelhante a alguém que caminha sem enxergar, exceto pelo fato de que a Fé, dada por Deus, o move a não parar de caminhar, a não deixar de dar passos. A fé faz com que o homem confie, mesmo com a sua insegurança.

Aquele que tem fé confia porque sabe que não está sozinho, há um Pai a guiar os seus passos; e esse Pai sabe o que é melhor para os seus filhos, ainda que os próprios filhos não recebam, muitas vezes, aquilo que eles pedem.

Ao longo de nossa vida, as inúmeras situações que vivemos podem abalar a nossa fé e confiança em Deus. E como quem caminha sem enxergar, podemos nos sentir tentados a parar no mesmo lugar, a voltar para o local de onde saímos e não seguir em frente. Não somos chamados a isso! Somos chamados por Deus a caminhar pela fé, mesmo que não saibamos para onde ir. Deus, que é o nosso Pai, caminha ao nosso lado e sabe para onde está nos levando.

Como anda a sua capacidade de confiar em Deus?

Kaique Santos
Seminarista da Canção Nova

:: A quem muito se ama, muito se perdoa
:: Por que sentimos vergonha de Deus quando pecamos?
:: Por que nem todos recebem milagres?