? Zelo

Aproxime-se de Deus e sinta o aconchego d'Ele

“Logo que pisaram à terra, viram brasas acesas com peixe em cima e pão” (João 21, 9)

Após ressuscitar, Jesus aparece aos discípulos várias vezes. Conta-nos a palavra que, os discípulos, após uma longa noite de pesca, avistaram um homem na praia que lhes perguntava se tinham algo para comer. Como não tinham pego nada durante toda a noite, aquele homem os pede a rede mais uma vez. Ao vê-la repleta de peixes, uma repetição da pesca milagrosa, João reconhece: “É o Senhor!”.

Pedro salta ao mar e parte nadando em direção ao Senhor, enquanto os outros ancoram o barco na praia. E, então, algo muito simples e belo nos é revelado a respeito de Deus: “Logo que pisaram à terra, viram brasas acesas com peixe em cima e pão”.

cuidado de Deus

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

Era bem cedo, provavelmente fazia frio e o sol ainda não havia despontado, então, o próprio Deus havia preparado uma fogueira para que em torno dela seus amigos pudessem se aquecer e se alimentar. Deus se ocupou de “colocar a mesa” para seus amigos. Que pensamento aconchegante! Que cena bela!

:: Nascer do Alto

A fogueira é símbolo da Igreja e seus sacramentos, é símbolo da Liturgia, o pão e os peixes são símbolos da Eucaristia. Nos aproximamos da Igreja para aquecer o peito e alimentar a alma. Carregamos conosco, para perto dessa fogueira, tudo aquilo que é fruto do nosso trabalho, e esperamos encontrar nela o próprio Cristo, que põe a mesa para nós e se senta para cear conosco, os amigos d’Ele.

Deus continua a nos convidar para nos aconchegarmos próximos d’Ele!

O Catecismo da Igreja Católica nos diz nos parágrafos 1136-1139 que: “É o próprio Cristo Senhor que em todos os eventos litúrgicos terrenos celebra a liturgia cósmica, que envolve anjos e seres humanos, vivos e falecidos, passado, presente e futuro, o Céu e a Terra”. É o próprio Cristo quem prepara a fogueira.

Assista esta pregação e aprofunde-se neste assunto:

Quando nos aproximamos da fogueira, que é a Liturgia da Igreja, precisamos nos preparar interiormente para o que ali está acontecendo: “Cristo está aqui, agora, tal qual estava com os apóstolos à beira da fogueira naquela praia”. Com Cristo na liturgia está todo o Céu, onde todos estão cheios de alegria inefável e, simultaneamente, cheios de cuidado amoroso por nós!.

Como Deus nos ama! São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja, nos diz que: “O que era visível no nosso Redentor passou para os seus Sacramentos”. Apesar de não O vermos tal qual os apóstolos O viam, Ele ainda continua a acender a fogueira e preparar a mesa através dos seus sacramentos. O senhor ainda continua a nos convidar para sentar e cear com Ele! Deus continua a nos convidar para nos aconchegarmos próximos d’Ele!

Kaique Santos
Seminarista da Canção Nova