Atualidade

Boko Haram e o Rosário

Você já ouviu falar do “Boko Haram”? Talvez não, mas o Rosário você conhece, já ouviu falar, e até o reza de vez em quando. Mas o que tem a ver uma coisa com a outra?

O “Boko Haram” é um grupo radical Islâmico, infelizmente são extremistas que fogem completamente do que se pode dizer de uma religião, um dos maiores e mais perigosos grupos terroristas da atualidade presente na Nigéria, país do continente africano e em regiões de seu entorno. O nome “Boko Haram” significa: “A educação não islâmica é pecado”. O grupo terrorista considera que a cultura ocidental e o cristianismo são as principais razões para os males do seu país e, por isso, é necessária a sua erradicação.

:: A importância do Rosário em família

Estima-se que, na Nigéria, o grupo terrorista já tenha executado mais de três mil pessoas, em sua maioria cristãos, que o grupo considera uma espécie de veneno para a sua sociedade e princípios cristãos.

Dom Oliver Dashe Doeme, bispo católico da diocese de Maiduguri, onde é um dos epicentros da violência dos terroristas, diz em uma entrevista que quando assumiu a sua diocese em 2009, ela contava com cerca de 125.000 católicos, mas com o terrorismo e a perseguição aos cristãos, cerca de 60.000 pessoas migraram para regiões mais seguras na Nigéria.

O bispo relata uma experiência que tem muito a nos dizer: Cristo lhe ofereceu uma espada para combater a organização terrorista. Um dia, Dom Oliver estava a rezar o rosário, diante de Jesus Sacramentado, na capela de sua casa, quando teve uma visão. Segundo ele, Jesus de início ficou em silêncio, mas lhe ofereceu uma espada, e assim que o bispo pegou a espada, ela se transformou num rosário enquanto Jesus repetia por três vezes: “O Boko Haram irá embora”.

:: Como rezar bem o Rosário

:: Perseguição à Igreja

:: Pandemia do Evangelho

Não era necessária nenhuma explicação para a visão que Dom Oliver tinha tido, a espada que Cristo queria que fosse usada para expulsar o “Boko Haram” era a oração do rosário. A partir da visão do bispo, iniciou-se naquela diocese um grande movimento de oração do rosário e não tardou para que as tropas de exércitos pacíficos retomassem o controle daquela região expulsando os terroristas e permitindo que milhares de cristãos voltassem para sua terra.

Vivemos num país de maioria cristã e, graças a Deus, estamos livres de situações como esta, certo? Não, errado!

Em nosso tempo, no nosso país, o “Boko Haram” tem muitos outros nomes: aborto, eutanásia, suicídio assistido, proibição de culto e expressão da fé. Ainda que não soframos com os horrores do terrorismo, enfrentamos diariamente o “Boko Haram”, que acredita piamente ser a nossa fé católica, os nossos costumes, a fonte dos problemas de nossa sociedade e não vai desistir de tentar nos erradicar a todo e qualquer custo.

Ao ser preso na Quinta-feira Santa, São Pedro, no ímpeto de tentar defender a Nosso Senhor, puxa a espada e fere a orelha de um soldado, e Cristo lhe diz: “Embainha tua espada, porque todos aqueles que usarem da espada, pela espada morrerão” (Mateus 26, 52).

Nosso Senhor, tal qual fez com Dom Oliver, nos entrega sim uma espada para combater os males que assolam a humanidade, a doença, a morte, a perseguição, o ódio, o terrorismo, a pandemia, mas essa espada não é a mesma que utilizam contra nós para nos ferir aqueles que nos odeiam, a espada entregue a nós por Cristo, é o Rosário.

É a oração do Rosário que nos fará capazes de vencer o “Boko Haram” dos tempos atuais, seja ele qual for em sua vida. Não é a guerra, não é a espada, é a oração do Rosário, é a devoção ao Imaculado Coração de Maria que nos fará vencer todo e qualquer tipo de perseguição.

Kaique Santos
Seminarista Canção Nova