Bons concelhos

Caminhe na direção certa

Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Ele é o Redentor e Salvador, o caminho que leva ao Pai. Já a direção errada é o pecado, que é ofensa a Deus, uma falta contra a razão, a verdade e a consciência reta (cf. CIC 1849-1850).

Foto: cathopic -@amorsanto

Para caminhar na direção correta:

A SANTIDADE
Ser santo é um chamado para todos e a direção certa. A Sagrada Escritura exorta: “Sede santo, porque eu sou santo” (1Pd 1,16). A vida mergulhada em Deus, no Seu amor e verdade, é caminho de santificação. Ele “por sua palavra e por seu Espírito, projeta uma luz viva sobre o pecado” (CIC 1848),
para que não se viva no erro e na mentira.

O caminho de santidade é pela graça de Deus, que nos leva a rejeitar o pecado, as tentações de satanás e a sedução da mundanidade. Por isso, fazer a opção pela graça é salvação, mas fazer a opção pelo pecado é perdição.

A VIGILÂNCIA
Ser vigilante é estar em constante atenção, “pois, vosso adversário, o diabo, como leão rugindo, dá voltas buscando a quem devorar” (1Pd 5,8). O demônio tenta tirar os filhos de Deus da direção certa a todo instante, porque ele “veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para dar vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Dom Bosco advertia: “Fujam do pecado como seu maior inimigo”. Não insista no pecado, ele não proporciona felicidade nem vida, ‘o salário do pecado é a morte, e o dom de Deus é vida eterna’ (Rm 6,23)”.

A ALEGRIA
O caminho com Deus é contentamento, mesmo em meio aos desafios e aos sofrimentos da vida. É alegria gerada no coração dos que vivem na presença do Senhor. Assim, “se quiserem que suas vidas sejam alegres e tranquilas, procurem viver na graça de Deus” (Dom Bosco). Portanto, o caminho com Jesus é a direção certa, já o pecado é direção errada. A santidade de vida, a vigilância e a alegria são essenciais para o seguimento de Cristo. Caminhe na direção certa.