SANTIDADE

Dom Bosco, amigo da juventude

Para ser amigo dos jovens é preciso ter um coração que seja jovem, ainda que a idade e a aparência sejam de uma pessoa adulta. Dom Bosco descobriu esse segredo, e se tornou um verdadeiro padre revolucionário para a sua época, deixando-se guiar pela chama de fé e de esperança que inflamava em seu peito sempre que se encontrava com algum jovem pelas ruas de Turim. Uma coisa era certa: Dom Bosco viveria para os jovens e os levariam a viver para Deus!

O nosso querido santo, amigo da juventude, era um homem de sonhos! Enquanto muitos garotos da sua idade sonhavam com a riqueza, o pequeno João Bosco revelava sua nobreza ao confessar: “Quando crescer, quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”. Não basta apenas sonhar, é preciso que tenhamos a coragem de cultivar nossos sonhos, assim como fez Dom Bosco, que não mediu esforços para se tornar aquilo que um dia Deus tinha sussurrado em seu coração de menino: ser um sacerdote para os jovens.

“Quando crescer, quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos.” | Foto ilustrativa: reprodução internet

Sendo ordenado padre, Dom Bosco não perdeu tempo e foi em busca dos jovens. Não importava o lugar em que se encontrava, a cor da pele ou o quão desacreditado pela sociedade o rapaz estivesse, bastava apenas que fosse jovem para que Dom Bosco o amasse e o acolhesse, restaurando sua dignidade de cidadão, oferecendo uma boa educação, proporcionando momentos de lazer e brincadeiras e, acima de tudo, sendo instrumento do amor paterno de Deus, lembrando sempre aos seus meninos que vivessem ao máximo a alegria, contanto que não pecassem. Para tudo isso uma única condição: ser jovem.

Dom Bosco viveria para os jovens e os levariam a viver para Deus!

O amigo da juventude, Dom Bosco, assim se tornou porque encarnou em sua vida a promessa que um dia fizera a Deus: “Até o meu último suspiro será para os jovens”. Tornou-se amigo porque pela fé, pela esperança e pela caridade não deu a vida somente aos jovens de sua época, mas para todos os jovens que um dia viriam a existir: eu e você!

Dom Bosco, nosso amigo, educai-nos para a santidade!

Joanderson Medeiros
Seminarista da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário