Dia 4 de outubro é dia de São Francisco de Assis
Talvez, no Brasil, ou mesmo no mundo e em toda a história da Igreja, não haja outro santo tão lembrado e querido como aquele pobrezinho de Assis. Muito se pode dizer de Francisco, mas duas de suas ideias revolucionárias me vem à memória.
Apostar tudo em Jesus
Francisco era um jovem rico. Tinha uma vida boa e bem encaminhada. Seu pai era bem sucedido nos negócios, e o futuro de Francisco estava “garantido”. Mas ele se encontrou com Jesus, e isso mudou a sua vida radicalmente. Depois desse encontro, ele decidiu “apostar” tudo em Cristo. E assim o fez. As coisas que passam ele deixou passar: fama, riqueza, prestígio, prazeres, poder, honras. Seu amor por Jesus era tão grande e tão evidente, que outros viram e quiseram encontrar e seguir o Senhor assim também. Francisco havia encontrado um Tesouro e deu tudo o que tinha para conquistá-Lo.
Conquistar com a paz
A história está repleta de conquistadores. Sempre que ouvimos sobre a conquista de territórios, há nomes de grandes generais, estrategistas de guerra, e, junto com essas conquistas, está inclusa a morte de milhares e milhões de pessoas. Mas Francisco teve mais uma ideia genial, inspirada e improvável. Resolveu que iria encontrar-se com o líder militar dos muçulmanos em seu território. Foi desarmado, disposto a arriscar a própria vida para negociar a paz. Este encontro ficou marcado em todo o mundo como o mais extraordinário gesto de paz de todos os tempos. O pobre de Assis, encontrou-se com o Sultão do Egito Malek Al-Kamel; e ali manifestou o seu respeito para com aqueles que tinham outra cultura, outra fé, mas uma mesma descendência: filhos de Deus. Esse gesto de Francisco foi tão significativo que, passados anos e anos de conflito entre o cristianismo e o Islã, as portas sempre se mantiveram abertas para os Franciscanos. Os muçulmanos, ainda hoje, quando veem um Frade Franciscano, o acolhem e o respeitam, por causa do gesto de Francisco.
Dessas duas ideias de Francisco, você e eu podemos pensar nas nossas próprias atitudes: tenho a coragem de “apostar” tudo em Jesus? As batalhas em minha vida, família, comunidade, como eu tenho lutado? Com as armas da paz? Meu desejo é de paz ou é só de conquista de minhas vontades?
Leia também:
:: Como saber se sou chamado para uma vida religiosa ou sacerdotal
:: Vida Consagrada para o Papa Francisco
:: Pais, os melhores amigos dos filhos!
O melhor de Francisco não são somente as suas ideias, mas, sobretudo, a vivência delas. Francisco não somente teve a ideia de apostar tudo em Jesus ou de guerrear com as armas da paz, ele colocou as ideias em prática. Viveu aquilo a que se propôs. Com certeza, não houve facilidades, mas, uma vez que deu os passos, podemos estar certos, Deus deu a graça.
Uma ideia para você
Talvez, ao ler esse texto, Deus inspire ideias revolucionárias ao seu coração também, e é preciso colocá-las em prática. Se são ideias de paz e que o levam a amar Jesus, comece, coloque em prática e peça a Deus a graça de vivê-las. Ah, não precisam ser ideias grandiosas, mas precisam vir de Deus e precisam levá-lo a amar mais a Jesus e a construir a paz.
Que nosso querido São Francisco interceda no Céu por nós, para que tenhamos ideias santas e que as coloquemos em prática.
São Francisco de Assis, rogai por nós!
Seu irmão,