04 DE OUTUBRO

Duas ideias de um tal Francisco

Dia 4 de outubro é dia de São Francisco de Assis

Talvez, no Brasil, ou mesmo no mundo e em toda a história da Igreja, não haja outro santo tão lembrado e querido como aquele pobrezinho de Assis. Muito se pode dizer de Francisco, mas duas de suas ideias revolucionárias me vem à memória.

“Francisco havia encontrado um tesouro e deu tudo o que tinha para conquistá-lo.” | Foto ilustrativa: Arquivo CN

Apostar tudo em Jesus

Francisco era um jovem rico. Tinha uma vida boa e bem encaminhada. Seu pai era bem sucedido nos negócios; e o futuro de Francisco estava “garantido”. Mas Francisco se encontrou com Jesus, e isso mudou a sua vida radicalmente. Depois desse encontro, ele decidiu “apostar” tudo em Jesus. E assim o fez. As coisas que passam ele deixou passar: fama, riqueza, prestígio, prazeres, poder, honras. Seu amor por Jesus era tão grande e tão evidente, que outros viram e quiseram encontrar e seguir Jesus assim também. Francisco havia encontrado um tesouro e deu tudo o que tinha para conquistá-lo.

Conquistar com a paz

A história está repleta de conquistadores. Sempre que ouvimos sobre a conquista de territórios, há nomes de grandes generais, estrategistas de guerra, e, junto com essas conquistas, está incluso a morte de milhares e milhões de pessoas. Mas Francisco teve mais uma ideia genial, inspirada e improvável. Resolveu que iria encontrar-se com o líder militar dos muçulmanos em seu território. Foi desarmado, disposto a arriscar a própria vida para negociar a paz. Este encontro ficou marcado em todo o mundo como o mais extraordinário gesto de paz de todos os tempos. O pobre de Assis, encontrou-se com o Sultão do Egito Malek Al-Kamel; e ali manifestou o seu respeito para com aqueles que tinham outra cultura, outra fé, mas uma mesma descendência: filhos de Deus. Esse gesto de Francisco foi tão significativo que, passados anos e anos de conflito entre o cristianismo e o Islã, as portas sempre se mantiveram abertas para os Franciscanos. Os muçulmanos, ainda hoje, quando veem um Frade Franciscano, o acolhem e o respeitam, por causa do gesto de Francisco.

Dessas duas ideias de Francisco, você e eu podemos pensar nas nossas próprias atitudes: tenho a coragem de “apostar” tudo em Jesus? As batalhas em minha vida, família, comunidade, como eu tenho lutado? Com as armas da paz? Meu desejo é de paz ou é só de conquista de minhas vontades?