Funcionamento do Santuário do Pai das Misericórdias

Perguntas frequentes – COVID 19 – Reabertura do Santuário do Pai das Misericórdias 

Devido à reclassificação do Plano São Paulo, com a implementação da “fase transitória” até o final de abril, o Santuário do Pai das Misericórdias reabriu suas portas no domingo, 18 de abril, para a participação presencial da Santa Missa, confissão, visitação e manifestação da fé, observando critérios e diretrizes sanitárias.
Seguem abaixo as perguntas e respostas, atualizadas no dia 29 de março de 2021, para que você saiba quais são os procedimentos de prevenção à COVID-19 nas visitas ao nosso Santuário.

1) Quero visitar o Santuário do Pai das Misericórdias. Quais são os procedimentos de prevenção à COVID-19 no local?

O Santuário do Pai das Misericórdias estará aberto para visitação todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 17h. Para visitação, será obrigatório o uso da máscara de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Seguimos os protocolos do Governo do Estado de São Paulo, do município de Cachoeira Paulista (SP) e as orientações Litúrgico-Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

2) O uso de máscara será obrigatório?

Sim. Para a saúde e segurança de todos, a partir de dois anos de idade, o uso de máscara é obrigatório tanto no interior do Santuário do Pai das Misericórdias como também no lado externo.

3) Vocês disponibilizarão, de forma gratuita, máscaras para quem estiver sem?

Não. É necessário que o peregrino venha para a Santuário com a sua máscara. O uso é obrigatório e, portanto, por questão de segurança, não será permitida a entrada do peregrino sem a máscara.

4) Que cuidados com a higienização foram adotados pelo Santuário do Pai das Misericórdias?

O Santuário do Pai das Misericórdias e toda a Canção Nova oferece, na entrada e nos principais pontos de visitação, totens com álcool em gel para higienização frequente das mãos. Na entrada do Santuário, teremos também os tapetes sanitizantes para higienização dos pés. O interior do Santuário é higienizado com produto sanitizador, o mesmo que é utilizado em UTIs para limpeza.

5) Como os fiéis ficarão organizados para a visitação ao Santuário?

No portão de entrada da Canção Nova, o peregrino passará por controle de acesso, aferição de temperatura, além disso, terá álcool em gel disponível para utilização. Deverá seguir o caminho indicado que o levará à entrada do Santuário do Pai das Misericórdias.

6) Como será feito o controle de entrada no Santuário?

A entrada se dará através da Porta Santa, porta central do Santuário do Pai das Misericórdias, conforme sinalização com placas indicativas. Para a saída, além das portas de entrada, também estarão disponíveis as portas dos dois lados do altar, prezando pela segurança de todos.

7) Quais serão os horários das missas?

Os horários das Santas Missas permanecem, porém sem a presença de público. Convidamos você a participar pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Horários das missas, transmitidas pela TV Canção Nova*:

Segunda-feira: 7h, 12h e 15h30

Terça-feira: 7h e 12h

Quarta-feira: 7h, 12h e 20h

Quinta-feira: 7h, 12h e 16h

Sexta-feira: 7h e 12h

Sábado: 7h, 12h e 16h

Domingo: 7h, 12h e 15h
*Transmissão sujeita a alterações.

8) É necessário fazer agendamento para visitação ao Santuário?

Não é necessário. A equipe de acolhida o receberá e dará as instruções na entrada do Santuário.

9) Vou com a minha família visitar o Santuário. Quais cuidados devo ter?

Todas as pessoas deverão fazer uso de máscaras de proteção (com exceção das crianças com menos de dois anos de idade, conforme orientação do governo estadual), manter o distanciamento social, evitar tocar objetos e manter as mãos higienizadas.

Para segurança de todos, não recomendamos a participação dos seguintes grupos de pessoas:

– Idosos, que tenham 60 anos ou mais;

– Pessoas que apresentem sintomas de gripe, independente de alteração de temperatura ou outro sintoma compatível com a infecção pelo novo coronavírus;

– Pessoas que tiveram contato com pessoa infectada ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Orientamos que essas pessoas continuem acompanhando as celebrações pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

10) Como faço para marcar uma intenção de missa?

Você pode fazer o pedido de intenção de missa no site do Santuário, na página https://santuario.cancaonova.com/intencao-de-missa-e-pedido-de-oracao/ ou ligar para nossa central de atendimento pelo telefone (12) 3186-2600 e falar com um de nossos atendentes. Lembrando que no momento não é permitida a presença de fiéis nas celebrações.

11) O estacionamento do Santuário do Pai das Misericórdias está funcionando?

Sim. Porém com capacidade reduzida para manter o distanciamento social nesse tempo.

12) Há locais para alimentação?

Ainda não estão abertos os locais para alimentação na Chácara de Santa Cruz. Recomendamos que os peregrinos se alimentem antes de virem visitar o Santuário. A Canção Nova segue as orientações do Plano São Paulo e dos decretos municipais, portanto, aguarda a liberação para reabertura dos locais de alimentação.

13) Posso levar minha caravana ao Santuário do Pai das Misericórdias?

Nesse momento, a Canção Nova não aconselha a vinda das caravanas, por questões de segurança e saúde. O documento “Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID–19” recomenda que peregrinações, procissões, festas, romarias, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares em grandes grupos passíveis de forte propagação da epidemia continuem suspensas até novas orientações.

Também recomendamos que o peregrino consulte o site da prefeitura da cidade de Cachoeira Paulista (SP) (http://cachoeirapaulista.sp.gov.br/home/) para se manter atualizado sobre qualquer publicação a respeito dos protocolos locais.

14) Como será o acesso à Sala das Graças Alcançadas?

O acesso será exclusivo pelas duas rampas de saída do Santuário do Pai das Misericórdias. O fluxo de pessoas será unidirecional e teremos um colaborador para controlar a quantidade de pessoas na sala. Para a visita à Sala das Graças Alcançadas é obrigatório o uso da máscara, distanciamento e higiene das mãos (será disponibilizado álcool em gel para o peregrino na entrada).

15) Posso participar do Terço da Misericórdia, que é rezado às 15h no Santuário do Pai das Misericórdias?

Não. Nesse momento, não será permitida a participação dos fiéis no Terço da Misericórdia. Você pode acompanhar diariamente, de segunda a sexta-feira, às 15h, pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

16) Posso participar da Quinta-feira de Adoração realizada no Santuário do Pai das Misericórdias?

Não. Nesse momento, não será permitida a participação dos fiéis na Quinta-feira de Adoração. Você pode participar pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

17) A Loja Santuário do Pai das Misericórdias está funcionando?

Não. A Canção Nova segue as orientações do Plano São Paulo, portanto, a loja, nesse momento, permanece fechada. Você pode encontrar os produtos do Santuário no site loja.cancaonova.com

18) A Canção Nova está aberta?

Não. Somente o Santuário do Pai das Misericórdias e apenas para visitação, respeitando os protocolos de prevenção da COVID-19.

19) Como serão o acesso e as regras para visitação dos pontos turísticos da Canção Nova? Eles serão liberados junto com a reabertura do Santuário do Pai das Misericórdias?

Nesse momento, somente o Santuário do Pai das Misericórdias está aberto ao público, apenas para visitação, respeitando o protocolo de prevenção da COVID-19. A data de abertura de outros pontos de visitação, com suas regras, poderão ser acompanhadas em nossos sites (cancaonova.com e paidasmisericordias.com).

20) Posso visitar e adorar o Santíssimo Sacramento na Capela Sagrada Família?

Não. Nesse momento, não será permitida a visita ao Santíssimo Sacramento na Capela Sagrada Família.

21) Quais são os horários das confissões no Santuário do Pai das Misericórdias?

Segundas e terças-feiras: Das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h
Quartas-feiras: Das 13h30 às 15h
Sextas-feiras e sábados: Das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h

Para realizar o sacramento da confissão, será obrigatório o uso da máscara de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos. Ao chegar no Santuário, procure a equipe de acolhida, que direcionará você ao local da confissão.