FESTA DA MISERICÓRDIA

Festa da Misericórdia - refúgio e abrigo para a humanidade

“Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia”

A Festa da Misericórdia é um expresso desejo do Coração Misericordioso de Jesus. Foi pouco tempo depois do dia 22 de fevereiro de 1931, quando Jesus disse a Santa Faustina que é desejo do Coração d’Ele que haja esta festa. Ele disse: “Quero que essa imagem, que pintarás com o pincel, seja benzida solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia”. Esse desejo de Jesus foi realmente cumprido por São João Paulo II, o qual instituiu a Festa da Misericórdia para toda a Igreja naquele domingo, 30 de abril de 2000, no mesmo momento onde o querido polonês também canoniza Santa Faustina.

Para os “homens do terceiro milênio” – disse o Papa –,  “a canonização da Irmã Faustina tem uma eloquência particular: mediante este ato, quero, hoje, transmitir esta mensagem ao novo milênio. Transmito-a a todos os homens para que aprendam a conhecer sempre melhor o verdadeiro rosto de Deus e o genuíno rosto dos irmãos”. Este ano, com o tema “Jesus, Rosto da Misericórdia” – título da encíclica escrita pelo Papa Francisco em 2015 –, para a realização do evento foram extraídos pontos fortes, temáticas importantes, palavras-chave que formam um fio condutor para a vivência deste retiro espiritual de quatro dias, onde culmina com a tão esperada Festa da Misericórdia.

Desde o ano de 2002, a Canção Nova realiza, em sua sede, esta festa litúrgica. Quem muito apoiou a realização deste evento na Canção Nova foi o próprio fundador Padre Jonas Abib. E neste primeiro ano, sem sua presença física, o retiro começou com uma pregação sobre o legado que ele deixou em escritos e palestras sobre a Divina Misericórdia. Em seguida, a pregação sobre a grande apóstola da Misericórdia, onde foi abordado o que não está escrito em seu Diário, mas que em biografia encontramos fatos, cartas e narrativas que contam como ela era. Na abordagem das encíclicas Misericordiae Vultus e Misericordia et Misera, muitos pontos fortes, expressões ricas de significado estão sendo trabalhados pelos pregadores.

A proposta é trabalhar os cinco sentidos dos participantes (visão, tato, olfato, paladar e audição). De forma que, com todo o corpo, a Imagem de Jesus Misericordioso seja venerada. E que lindas promessas Jesus fez a nós através de Santa Faustina!

“Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia.”

O Domingo da Misericórdia é de uma riqueza especial sem fim, ou melhor, de cunho eterno, pois comporta indulgência plenária. Jesus disse: “A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Neste dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças”. (D.699) Da nossa parte humana, é só se abrir à graça, é lançar-se com confiança, porque até os maiores pecadores terão seus pecados perdoados e suas vestes lavadas. Os pecadores têm nova chance, porque é Jesus que prometeu: “Estou lhes dando a última tábua de salvação, isto é, a Festa da Minha Misericórdia”. (Diário, 965)

Vivamos todos esse dia de Graça! É Festa! É festa da Misericórdia!

Deixe seu comentários

Comentário