CONSAGRAÇÃO

A Jesus por Maria

As graças da consagração a Nossa Senhora pelo método
de São Luís Maria Grignion de Montfort

A devoção à Maria, Mãe de Jesus, surgiu nos primórdios do cristianismo, quando os cristãos ainda se reuniam nos escondimentos das catacumbas do império romano e foi se solidificando em toda a história da Igreja.

Uma verdadeira devoção à Maria

Por volta do ano 1712 São Luís Maria Grignion de Montfort escreveu um livro que se tornou um clássico da Mariologia, “O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Neste livro, que foi inclusive o livro de cabeceira de São João Paulo II durante seu pontificado e de onde ele retirou seu lema papal “Totus Tuus” (Todo teu, ó Maria), São Luís de Montfort expõe, de maneira sistemática e com clareza aqueles elementos que são essenciais para se ter uma verdadeira devoção à Maria. Aliás, a leitura do Tratado é fundamental para quem deseja viver uma verdadeira devoção e fazer sua consagração segundo o método ensinado por São Luís Montfort.

Foto: Daniel Xavier

Uma fonte de graças

Há inúmeras graças em ser um devoto e consagrado a Nossa Senhora, como se pode ver no Tratado. São Luís assim diz: “Deus Pai juntou todas as águas e chamou-as mar; juntou as suas graças e chamou-as Maria.” Ele elenca os frutos que o fiel pode colher a partir desta devoção:

1. O conhecimento e desprezo de si mesmo, que significa, sobretudo, a vivência de uma verdadeira humildade;
2. A participação da fé de Maria, assim como aconteceu com o discípulo amado, João. Que a recebeu por herança e a recebeu como Mãe (cf João 19, 27);
3. A graça do puro amor, que Maria nutria por Jesus e por Deus; terá grande confiança em Deus e em Maria;
4. Comunicação da alma e do espírito de Maria, que significa os dons espirituais que fizeram da alma e do espírito de Maria capazes da mais perfeita adoração e amor a Deus;
5. A transformação das almas em Maria à imagem de Jesus Cristo, pois sendo Maria, o lugar em que o Cristo-homem foi formado, é nela também que seremos formados à imagem do Cristo, como é da vontade de Deus;
6. A maior glória de Cristo, pois que, sendo Maria, a Mãe amada do Senhor e a perfeita adoradora de Deus também em nós incutirá uma verdadeira adoração a Deus.

Maria, um caminho seguro

Ensina-nos São Luís que esta consagração tem a finalidade principal de levar-nos à união com Deus. Consagrar-se à Maria significa tomar um caminho para chegar até Jesus. A beleza deste caminho é que, segundo ensina São Luís, é o caminho mais simples, mais curto e mais seguro de chegarmos até Jesus. E é aí que se encontra a maior das graças da consagração à Maria: chegar até Jesus e viver verdadeiramente as promessas do batismo.

Cristo no centro da consagração à Maria

A verdadeira devoção a Nossa Senhora é cristocêntrico, ou seja, Cristo é o alvo, o objetivo, a razão de ser desta devoção. Maria não atrai os devotos para si, mas leva-os até Cristo. Portanto, se o fiel devoto de Maria se tornar mais de Cristo, mais conforme a vontade de Deus, mais virtuoso e santo, mais parecido com Maria, tanto mais esta devoção será verdadeira e tanto mais cheio de graças será o devoto. Portanto, se você deseja buscar a Cristo, vá até Ele através de Maria. “Maria é o caminho mais seguro, o mais curto é o mais perfeito para ir a Jesus”, disse São Luís. E Jesus é a maior graça que se pode alcançar através da Consagração a Nossa Senhora. Cristo é o maior dom que Maria deseja oferecer àqueles que se consagram a Ela.

A Jesus por Maria!

Dica: Nossa loja tem o livro de São Luís de Montfort, o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.  Acesse: loja.cancaonova.com e adquira o seu.