PARUSIA

Jesus vai voltar!

O Reino de Deus está próximo

Deus preparou a vinda do seu Filho, Jesus Cristo, durante séculos, por meio dos ritos, sacrifícios, figuras e símbolos da “Primeira Aliança”, fazendo com que tudo convergisse para Ele. Cristo foi anunciado pelos profetas em Israel, tendo como precursor imediato João Batista, considerado por Ele o maior dentre os profetas, aquele que Lhe preparou o caminho por meio do seu testemunho, pregação, batismo de conversão e pelo seu martírio. Tudo isto celebramos na liturgia do Advento, para que tomando parte dessa preparação da primeira vinda, atualizando-a em cada celebração eucarística, possamos renovar o nosso desejo ardente pela segunda Vinda do Senhor (CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 1999, n. 522-524).

“Arrependei-vos e crede no Evangelho” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Jesus vai voltar! É promessa d’Ele! Cristo descerá do céu para levar consigo os que morreram n’Ele e os que, ainda vivos, também permanecem Nele, para que vivam, para sempre, com Ele na eternidade (1Ts 4, 13-18). Isto porque para ressuscitarmos com Cristo, precisamos morrer com Cristo, ou seja, precisamos “deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor. (CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 1999, n. 1005).

São Paulo, na Carta aos Romanos, afirma que “se fomos, de certo modo, identificados a Ele por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição” (cf. Rm 6, 5). São Paulo fala da morte para o pecado e da vida para Deus, em Jesus Cristo (cf. Rm 6, 11).

Leua também:
:: A importância da adoração a Santíssisma Eucaristia
:: Olhe para o próximo ano com esperança
:: Distraio-me muito na oração do Rosário

E esta foi a finalidade da missão de Jesus: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (cf. Jo, 3, 16-17).

Estamos vivendo o tempo da paciência de Deus, porque Ele quer que sejamos salvos. Devemos nos corrigir e viver para Deus, para que o Senhor possa voltar e julgar os vivos e os mortos. É o próprio Jesus que nos exorta em Mc 1, 14-15: “Depois que João foi preso, veio Jesus para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho”.

Vamos contribuir para que Jesus volte!

Graciane Apolônio
Missionária da Com. Canção Nova, pedagoga, advogada, teóloga e Mestre em Educação