Terceiro dia da Novena ao Pai das Misericórdias: Pentecostes, dom e amor do Pai
Hoje é o terceiro dia da Novena do Pai das Misericórdias, um tempo especial de graça, oração e preparação espiritual para a grande festa do nosso Pai Misericordioso. Neste terceiro encontro, somos convidados a meditar sobre uma verdade que sustenta a nossa fé e fortalece o nosso coração: Pentecostes, dom e amor do Pai.
Ao longo desses dias, queremos abrir o coração para acolher mais profundamente esse amor que nunca passa, que nos sustenta, nos corrige e conduz. Que esta novena seja para cada um de nós um verdadeiro caminho de meditação, reflexão e encontro íntimo com o Pai.
Assuma, desde já, o compromisso de permanecer firme até o último dia da novena. Faça ao Pai o seu pedido com confiança, apresente suas intenções e entregue também aquilo que traz em seu coração. Este pode ser um tempo propício para renovar sua vida espiritual por meio de um propósito concreto de oração: intensifique sua conversa com Deus, ofereça um sacrifício, uma renúncia ou um gesto de amor como sinal do seu desejo de entrar ainda mais profundamente em intimidade com Ele.
Reze conosco a Novena abaixo:
Terceiro dia da Novena
Tema: Pentecostes, dom e amor do Pai
(Relembrar os propósitos da novena)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
(Apresentar um ou mais propósitos para a novena.)
“Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. Então, ele partiu e voltou para seu pai” (Lc 15,17-20a).
Reflexão
O filho mais novo saiu de casa, gastou tudo o que tinha, passou necessidade e, finalmente, resolveu voltar à casa do pai. É sempre bom refletir sobre a vida. Usar a razão, o bom senso. O filho pode até ter voltado por causa da fome, mas ainda bem que refletiu, fez os cálculos, não foi orgulhoso e resolveu voltar. Que, neste dia, nós também possamos rezar, refletir. Façamos as contas e voltemos para o Pai.
Oração
Pai das Misericórdias, nessa nossa caminhada, marcada por passos firmes e acertados, mas também por passos errantes e distantes de Vós, queremos, neste dia, reconhecer nossa fraqueza humana tendenciosa ao mal.
Muitas vezes, partimos para uma vida longe do Vosso coração, na esperança de realização e com desejo de acertar. Porém, a vida nos ensina que, fora de Vossa presença, o que nos é oferecido, na verdade, são males bem disfarçados. A princípio, são bons, mas, com o tempo, nossa consciência, a lembrança do Vosso amor faz-nos refletir: “Esse caminho não convém a um filho que tem Deus como Pai”. Queremos, Pai, pedir que o Vosso Espírito Santo nos desperte a consciência de que somos filhos e, por isso, voltamos a Vós. Amém.
Oração final
Pai das Misericórdias, temos tantos pedidos em nossos corações, mas queremos fazer um especial: derramai sobre nós, por Jesus, Vosso Divino Espírito Santo, batizando nosso povo com o Espírito Santo Consolador. O derramamento do Espírito Santo é a fonte de toda a Misericórdia para nós. Inundai-nos com Vossos dons e seremos instrumentos eficazes do bem. Amém.
Permita-se viver este tempo com fidelidade e esperança. O Pai o espera, o acolhe e deseja revelar, mais uma vez, a grandeza do Seu amor por você. Permaneça conosco até o fim desta caminhada e deixe-se transformar pelo amor do Pai das Misericórdias.
Comunicação Santuário





