ELE ME AMA!

O abraço do Pai

“‘Ninguém te condenou?’ Ela respondeu: ‘Ninguém, Senhor!’ Jesus, então lhe disse: ‘Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais’.” (Jo 8,10-11)

A misericórdia do Senhor nunca é um “passar a mão na cabeça”, mas sempre uma atitude de amor. Em uma vida fundamentada na verdade não se pode abraçar a mentira ou o erro por amor a alguém, pelo contrário, a atitude de quem ama a verdade é esclarecê-la. Por amor se corrige. 

Hoje, estamos diante de uma sociedade que facilmente inverte valores. A verdade deixou de ser prioridade na vida de alguns e passou a ser um valor secundário. Primeiro, preocupa-se com o amor desordenado a si mesmo, na face do amor excessivo à autoimagem. Aquilo que é verdade é colocado como relativo. O ambiente e a pessoa que recebe é que determina se a verdade deve ou não ser proferida. Isto é inversão de valores. A verdade é verdade independentemente de quem a escuta e onde seja dita. Um verdadeiro cristão não pode mudar essa hierarquia. Mas não podemos ser omissos em não dizer que a verdade precisa caminhar ao lado da caridade, assim como a caridade precisa andar ao lado da verdade. 

Leia também:
:: Você já pensou em ser padre?
:: Os dons do Espírito Santo
:: Fidelidade do Pai

A verdade dita sem caridade pode “matar” muitas pessoas. Quem, de fato, vive uma vida fundamentada na verdade proclama a verdade por amor a quem está no erro. Uma das obras de misericórdia espiritual é a de “Ensinar aos ignorantes”, mas aqui precisa-se entender detalhadamente esta obra. Não é ensinar porque sabe-se mais que o outro ou porque se é superior, pelo contrário, ensina-se porque ama. Por amor se corrige. Por amor se tira a pessoa do erro e da ignorância para a verdade. Foi a atitude de Jesus. Em nenhum momento que se encontrou com os pecadores públicos, Jesus foi conivente com o pecado, mas em todos esses momentos Ele ensinou a verdade e apontou o erro. Essa é a experiência da misericórdia: arrependido, ser perdoado e não voltar ao pecado. 

Ser abraçado pelo Pai é deixar que Ele nos mostre a verdade e perdoe os nossos erros e pecados. Não existe perdão sem arrependimento! Não existe misericórdia sem vida nova! Somos alvos deste amor misericordioso. Nos deixemos alcançar. 

Deus o abençoe!

Deixe seu comentários

Comentário