FORMAÇÃO

“Os inimigos da devoção a São José”

Por que a devoção a ele [São José] teria inimigos? Qual a importância de São José para a humanidade e para toda a Igreja?

Em meio aos escritos sobre São José para esta série do site paidasmisericordias.com, busquei a inspiração e comecei a refletir sobre suas virtudes, seu amor pela Virgem Maria e pelo Menino Jesus. Como poderia eu falar algo novo sobre São José? Pedi a ele que me inspirasse, pois quero ser seu filho espiritual e imitar suas virtudes para ser melhor para Deus e para os que estão a minha volta.

Veio-me ao coração que eu deveria falar sobre os inimigos da devoção a São José. Bom, eu me debrucei sobre esta realidade olhando para suas virtudes e tudo aquilo que se colocava contrário a uma vida de virtudes como foi a de São José, e fui buscando respostas para saber quais são estes inimigos: ocultos, velados ou declarados?

Já sabemos que sua vida foi totalmente voltada para Deus e com Deus, e ele [São José] teve o grande privilégio de educar e formar o Menino Jesus, de lhe conferir todas as honras que um filho deve ter por seu pai, o seu culto só poderia ter grandes inimigos, pois é um homem justo (Mt 1,19), o último dos patriarcas de descendência real (Mt 1, 20; Lc 1, 27).

De quem descende o Filho de Deus conforme a promessa do Pai? Sem a sua participação, o plano da redenção da humanidade não teria acontecido, foi declarado Patrono Universal da Igreja por Pio IX, sendo chamado, mais uma vez, para defender o Corpo Místico de Cristo, “a Igreja”. Em sua ladainha, São José nos socorre em tantas necessidades, entre elas está o clamor “Terror dos Demônios”, por sua obediência e humildade. Enquanto São José dorme, Deus fala com ele; quando ele acorda, executa as ordens do Senhor, frustrando e colocando em fuga o demônio do medo, da desobediência, da morte e de tantas outras situações.

Quais são os inimigos da Devoção a São José?

É preciso enumerar tudo aquilo  que nos impede de ter uma vida interior, de oração e contato com Deus constante, buscando imitar suas virtudes. Aqui, quero ressaltar que São José é exemplo aos trabalhadores, à vida religiosa, na família, ao sacerdócio etc. Ser devoto de São José é ser íntimo de Deus, é olhar para ele [São José] e querer ser obediente, orante, fiel e sobretudo crescer nas virtudes.

  • Tudo o que atenta a uma vida de pureza (pornografia, nudez, fornicação, adultério, incesto, malícia no olhar e nas palavras);
  • Tudo o que impede ou tenta esvaziar a voz de Deus em tua vida, seja por meio da oração ou da Sagrada Escritura (filmes, séries, músicas e tudo o que for em excesso e não nos permitir ouvir Deus);
  • Os inimigos da Igreja Católica Apostólica Romana que é o Corpo Místico de Cristo (ideologias que corroem a fé como as heresias: tentar dividir a Igreja em esquerda ou direita, movimentos comunistas disfarçados de pastorais na Igreja, movimentos neoliberais (é preciso ter ordem, respeito; o reino dos céus é ordenado)).
  • Tudo que não favorece a vivência da virtude da castidade (falta de pudor, mentira, domínio de si e equilíbrio afetivo sexual)
  • Tudo o que é contra a paternidade, que tenta denegrir e destruir a  autoridade paterna, a masculinidade (cultura de pais iguais aos filhos, o homem deixa de ser o pioneiro na vida e na sociedade, a vida sacrifical, rivalidades/igualdade entre homem e mulher)
  • Tudo o que é contra a masculinidade e a feminilidade – sacrifício e doação (destruição do homem e da mulher como um todo, como a igualdade de gênero)
  • Tudo que evoca devassidão, mundanismo (vida sem rumo, desequilíbrio no comer, beber, afetos, mentira, moda profana ou desconexa ao homem e à mulher)
  • -Tudo o que atrapalha ter uma vida interior forte (fuga da oração, da leitura espiritual, trocar Deus pelo ser humano. Deus está no meio de nós, ou seja, está igual a nós, revoltas interiores)
  • O desprezo às virtudes e o apego a uma vida de pecado; as virtudes são um caminho, uma via de santidade

 

*Humildade x soberba

*Desprendimento x avareza

*Castidade x impureza

*Temperança x gula

*Perdão x ira

*Benevolência x inveja

*Diligência x preguiça

 

A devoção a São José está entre as mais belas e as mais fortes da Igreja, pois se trata do maior dos patriarcas e do pai nutrício do Filho de Deus; além do mais, essa devoção não está alicerçada apenas nas orações, novenas e ladainhas, mas ela tem um caráter de nos moldar no modelo que foi São José e sermos sua imitação neste mundo, por isso que essa devoção tem graças especiais, mas, ao mesmo tempo, um combate constante, por isso não devemos desanimar, mas buscar, na vida de São José, a força para continuarmos a imitar suas virtudes.

Consagre-se, todos os dias, a São José e deixe que seu patrocínio envolva a sua vida. Reze, todos os dias, este ato de devoção a São José.

 

Ato de Devoção a São José

Ó bem-aventurado José! Pai adotivo de Jesus, digno esposo de Maria, Rainha das Virgens, consagro-me a vossa veneração e me entrego inteiramente a vós. Sede meu pai, meu protetor e meu guia nos caminhos da salvação; obtende para mim uma grande pureza de corpo e de alma, e a graça de fazer, a vosso exemplo, todas as minhas ações para a maior glória de Deus, em união com vosso puríssimo coração e os sagrados corações de Jesus e de Maria; assisti-me todos os dias, sobretudo na hora de minha morte. Amém.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentários

Comentário