SABE A RESPOSTA?

Por que devemos rezar pelo Papa?

Rezar pelo Papa é reconhecer a sua autoridade como sucessor de São Pedro

No mês em que lembramos de São Pedro, somos convidados a refletir sobre a importância da missão do Papado e o nosso compromisso de rezar pelo Papa. Assim, vamos recordar um pouco do porquê é essencial rezar pelo Papa e sustentá-lo em nossa oração.

:: Por que devemos rezar diariamente o santo terço?

O Papado é uma instituição divina estabelecida por Jesus Cristo, que confiou primeiramente a São Pedro a responsabilidade de guiar a Igreja, segundo o que já aprendemos, de acordo com as tradições bíblica e apostólica (Mt 16,18-19; (Jo 21, 15-17): “O Senhor edifica a sua Igreja sobre um só, embora conceda igual poder a todos os apóstolos depois de sua ressurreição” (São Cipriano). Sendo assim, rezar pelo Papa é reconhecer a sua autoridade como sucessor de São Pedro, fortalecendo o vínculo entre a Igreja e sua origem divina.

“Nossas preces pelo Papa nos lembram de nossa responsabilidade em apoiá-lo e sustentá-lo em sua missão.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Ao rezarmos pelo Papa, independente de qual bispo de Roma esteja na cátedra de Pedro, oferecemos intercessão e proteção espiritual. Não estamos apenas apoiando um líder humano, mas também fortalecendo-o em sua fé e, por meio da comunhão dos santos com os quais vivemos como Igreja, orientando-o pelo Espírito Santo e protegendo-o de adversidades. Dessa maneira, nossas preces expressam nossa confiança na providência divina e nos unem em comunhão espiritual com todo o corpo de Cristo.

A oração pelo Papa promove a unidade e coesão na Igreja. Ao rezarmos juntos, mostramos que somos uma comunidade de fiéis, independentemente de nossas diferenças culturais, étnicas ou geográficas, todos em um só coração e uma só alma (Jo 17,21). Nossas preces pelo Papa nos lembram de nossa responsabilidade em apoiá-lo e sustentá-lo em sua missão.

:: Como rezar?
:: Não consigo rezar. E agora?
:: Como rezar a Deus Pai

Rezar pelo Papa é também um testemunho de caridade e humildade. Reconhecemos que o Papa é chamado a servir a Igreja e a humanidade de maneira exemplar. Ao rezar por ele, mostramos nosso apoio e amor fraterno, deixando de lado os nossos interesses pessoais e unindo-nos em oração pelos desafios e necessidades globais e, como Igreja, somos chamados a ser luz no mundo (Mt 5,13-16).

Por fim, rezar pelo Papa é um dever e um privilégio para todos nós católicos. É uma maneira de honrar a missão do Papado, fortalecer a unidade da Igreja e testemunhar nossa caridade e humildade como cristãos. No mês em que lembramos São Pedro, renovemos o nosso compromisso de sempre rezar pelo Papa, sustentando-o com nossas preces e orações.