CONFIANÇA

Providência Divina: É a mão amorosa de Deus nos conduzindo

“Do Deus, o invisível, é a imagem, o Primogênito de toda criatura; porque nele é que tudo foi criado, o que há nos céus e o que existe sobre a terra, o visível e o invisível.” (Cl 1, 15-16).

O Senhor criou todas as coisas para um fim estabelecido desde toda a eternidade por Ele. Nada que é criado pelo Senhor é jogado no mundo e por Ele esquecido. Nós não somos esquecidos por Deus! Existe uma mão misteriosa que nos conduz para o lugar onde fomos destinados por Deus. Chamamos essa mão de Providência Divina.

 

Todas as coisas criadas por Deus têm como fim glorificar a Ele e cada coisa glorifica a Deus realizando aquilo para o qual foi criada. Por exemplo: a planta glorifica a Deus sendo planta; já o ser humano glorifica a Deus sendo santo. Quanto mais nos aproximarmos da santidade, mais estaremos nos aproximando do fim para o qual Deus nos criou. Mas isso não nos rouba a liberdade. Assim como existe uma estrada que me leva para casa e sou quem decido se quero ir por ela ou não, na vida com Deus também é assim. Existe um caminho seguro dado por Deus para chegarmos à santidade, mas o Senhor não rouba a nossa liberdade em querer segui-lo ou não. 

Leia também:

:: O que a Virgem das Dores nos ensina
:: Canção Nova, a Casa da Misericórdia
:: Maranathá, Vem Senhor Jesus

A Providência Santíssima é este direcionar de Deus na nossa vida que nos conduz à vontade d’Ele. E por mais que ela nos guie por caminhos misteriosos, ela não deixa de nos guiar. Se entendermos assim, também entenderemos que a Providência, muitas vezes, nos permitirá passar por lugares que não gostaríamos, mas neles ela nos formará e nos conduzirá à vontade de Deus. O sofrimento, as lágrimas que derramamos, as dores e enfermidades que passamos também podem ser um caminho da Providência que nos conduz a Deus. Olhe para a sua vida e enxergue isto: depois de um grande sofrimento, você aprendeu muitas coisas; e, olhando de longe, pode ver que foi um caminho necessário para se tornar o que é hoje. 

Não queira burlar o caminho de Deus para você! Tenha a coragem de confiar nas mãos da Providência e deixe que ela o conduza. O Senhor não nos levará para os caminhos que não sejam bons para nós, mesmo que na estrada soframos, creia que o fim é estar com Deus. 

Faça uma boa aventura. 

Deus abençoe você!   

Renné Viana
Seminarista da Comunidade Canção Nova