MONSENHOR JONAS ABIB

Quaresma: um tempo favorável

Quaresma é um tempo de perdão!

O Anúncio que nós temos da Quaresma é de misericórdia! O Senhor perdoa sempre, basta que nós abramos o coração para o perdão.

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?” (Jl 2,12-18).

Fonte: Diocese de Guaxupé

Joel mostra que se tivermos essa contrição, o perdão vai acontecer. É preciso fazer isso! Hoje nós encontramos muitas pessoas que estão longe de Deus, até no caminho contrário dos mandamentos de Deus. Meus irmãos, Quaresma é um tempo de perdão! Há pessoas que são duras, fechadas, que não se deixam tocar, nem ser perdoadas por Deus.

O Evangelho também nos mostra que, infelizmente, os judeus faziam coisas bonitas para serem vistos pelos outros, para serem aplaudidos, enaltecidos: “Por isso, quando deres esmola não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa” (Mt 6,2-4). Que a nossa Quaresma seja realmente um tempo favorável!

Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib,
Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias.