ADVENTO

Tempo de esperança em Jesus que veio e que vem!

Um novo ano litúrgico na Igreja com o tempo do Advento

Queridos filhos e filhas do Pai das Misericórdias, é com imensa esperança e alegria que se iniciou um novo ano litúrgico na Igreja com o tempo do Advento. Neste tempo, nossa mãe Igreja nos convida à conversão, pois o Salvador Jesus está às portas, oferecendo-nos, a partir do mistério de sua Encarnação (Natal de Jesus), a comunhão eterna com o mistério do Deus Vivo, a Trindade Santa. O Advento ainda nos recorda que Aquele que veio uma primeira vez em humildade, nascendo da Virgem Maria na cidade de Belém, virá uma segunda vez em glória para definitivamente estabelecer o Reino de Deus, já presente em nosso meio, desde quando Jesus viveu sua páscoa de morte e ressurreição. Sua vinda gloriosa no fim dos tempos (mistério da parusia), cujo dia ninguém o sabe a não ser o Pai do Céu, torna-se para todos os cristãos um forte apelo à santidade de vida, um forte apelo à vigilância.

:: O que significa parusia?

O tempo litúrgico do Advento é basicamente dividido em 2 partes: a primeira se inicia com as vésperas do primeiro domingo do Advento e se estende até o dia 16 de dezembro. Logo em seguida, do dia 17 a 24 de dezembro, temos a segunda parte do Advento, na qual a Igreja vive uma preparação mais direta para celebrar o Natal do Senhor. Seria muito proveitoso se no Advento estivéssemos atentos aos personagens bíblicos propostos pelas leituras da Santa Missa neste tempo: do Antigo Testamento, o profeta Isaías vai nos ajudar a cultivar uma expectativa jubilosa da vinda do Messias Salvador, e tudo o que há de acontecer de maravilhoso a partir do ingresso do Filho de Deus no tempo e na história da humanidade.

“O Advento ainda nos recorda que Aquele que veio uma primeira vez em humildade” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Do Novo Testamento, João Batista, o precursor, nos ajudará a reconhecer Jesus como Messias; no Filho de Deus feito homem, todos verão a salvação de Deus. E, por fim, outro personagem do Novo Testamento entrará em cena para contribuir com a salvação da humanidade: a Virgem Maria, a Mãe do Senhor. Seu sim generoso, alegre, humilde ao plano salvífico de Deus, é escola de formação para todos aqueles que querem seguir Jesus e proclamá-lo no mundo como o único Salvador.

Acolhendo o apelo de Deus à conversão, vamos nos confiar à intercessão de Nossa Senhora da Pietá, Mãe do Filho de Deus. Que seja a Virgem Maria nossa educadora, de modo que no dia a dia estejamos preparados para a vinda do Senhor. Quando o Filho do Homem vier numa nuvem com grande poder e glória, que sejamos encontrados produzindo frutos de justiça e paz, frutos de pureza e verdade, frutos de bondade e perseverança no amor a Deus e ao próximo.

Padre Wagner Ferreira da Silva
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias