QUAL A MEDIDA?

Tratar com misericórdia e verdade o próximo

Qual a medida?

No livro do Gênesis, temos a continuação da história de José do Egito. Jacó, seus filhos e o povo passavam grandes necessidades, por isso o patriarca mandou que seus filhos fossem ao faraó para comprar alimentos.

Que ironia do destino… Os irmãos de José o venderam, e agora precisavam comprar alimentos. Apesar do mal, venderam o irmão e mentiram que ele havia morrido, mas José foi canal da providência para sua família.

José provou o mal dos seus irmãos, mas não os tratou mal, o governador do Egito poderia ter se vingado, porém não o fez e revelou grande amor aos seus irmãos através do perdão.

Em nossa caminhada neste mundo teremos muitas oportunidades de nos vingarmos ante aqueles que nos fizeram mal, mas devemos responder como José, responder com o perdão.

O poder verdadeiro não está em maltratar, até se tiver a oportunidade, mas em tratar com misericórdia e verdade o outro, pois é assim que o Senhor age conosco.

Foto: AlexD75

Da desgraça da inveja dos irmãos, da desgraça de ter sido vendido, José foi motivo de salvação para os seus irmãos e para vários povos que passavam fome naquela região.José não alimentou a amargura, a raiva nem o ressentimento em seu coração, pois, na verdade, José aproveitou a oportunidade no Egito e transformou  a desgraça em graça. José poderia ter entregado seu coração à tristeza, mas não o fez, continuou a temer a Deus, ganhou seus favores e ganhou a confiança do faraó.

Quantos dons e talentos temos? Nós os colocamos à disposição?

No Evangelho de Mateus 10,7-15, Jesus ordenou aos discípulos que fossem anunciar o Reino: de graça receberam de graça deveriam doar.

O mundo será melhor não se cada um ganhar isso ou aquilo, mas se cada um se lembrar que recebeu muito de Deus, por isso pode se propor a se doar a Ele e ao próximo.

Por fim, o jeito de tratar o outro deveria ser, primeiro, analisando como Deus nos tratou, e com a medida que fomos tratados por Deus agir com o próximo.

Padre Marcio Prado
Comunidade Canção Nova

.: Veja mais
O contrário do amor
Cresça na caminhada espiritual
Quais são os dons do Espírito Santo ?
O mundo tem sede da misericórdia de Deus