SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Um dos atributos de São José é ser trabalhador

Os Papas, em vários momentos da Igreja, pronunciaram-se em relação a São José. A este respeito, Pio XII, em 1955, instituiu o Dia de São José Operário. Já São João Paulo II, em 15 de agosto de 1989, promulgou a Exortação Apostólica Redemptoris Custos, sobre a figura e a missão de São José na vida de Cristo e da Igreja.

Na Exortação, o Pontífice, a respeito da laboriosidade de São José, afirma que “a expressão quotidiana de amor na vida da Família de Nazaré é o trabalho”(22). Esta realidade ilumina muito a todos nós, ou seja, eu demonstro concretamente meu amor pela minha família, no meu caso de missionário, também pela minha Comunidade e o povo ao qual sou enviado através do meu trabalho.

Recordo meu primeiro ano na Comunidade Canção Nova. Era 1998, e com apenas 23 anos, eu estava ajudando a carregar o material de construção para construirmos uma lavanderia. Porém, percebi-me murmurando internamente a respeito de alguns missionários que estavam comigo, os quais, segundo a minha percepção, faziam “corpo mole” e “enrolavam” no trabalho.

Naquele momento, na Casa de Maria, em Queluz, lembrei-me de que onde Nossa Senhora reside ali também encontra-se São José. Comecei, em meu interior, a rezar pedindo a São José que me ajudasse a ser um bom trabalhador, pois eu não queria ser um missionário murmurador. Comecei a conversar com São José, falei a ele como quem fala com um pai pedindo instrução. E em vez de gastar meu tempo e minhas energias interiores com a murmuração, passei toda aquela manhã trabalhando e conversando com São José. Eu não vi nem ouvi nada, mas algo mudou dentro de mim. Com São José aprendi a ser generoso: fazer a minha parte sem cobrar do outro.

Quando penso em Jesus em sua vida oculta, submisso a São José, imagino o Filho de Deus aprendendo concretamente o ofício de carpinteiro, e a fazê-lo com esmero, mas também como um bom Filho, aprendendo de São José posturas nobres diante do que a vida nos apresenta no trabalho.

Peço, hoje, a São José que ajude cada um a realizar seu trabalho de maneira santificada, fazendo-o por amor a Deus e em Sua presença, que é capaz de tudo santificar.

São José Operário, rogai por nós.

.: Leia mais
Relíquia de São João Paulo II no Santuário
Convocado pelo Papa, Ano Família Amoris Laetitia
Santuário do Pai das Misericórdias
Nós somos os apóstolos de Jesus neste tempo
Acertando ou errando, sou filho!

Sérgio Coutinho
Comunidade Canção Nova