Monsenhor Jonas Abib

Santuário do Pai das Misericórdias

A Canção Nova teria um grande santuário para acolher as pessoas que aqui comparecem todos os anos

O sonho começou a se tornar realidade, no final de 2007, com o lançamento da pedra fundamental. No ano seguinte, as primeiras estacas foram batidas para a construção da igreja. Em 2011, o então bispo da Diocese de Lorena(SP), Dom Benedito Beni dos Santos, deu o título de “Santuário” ao que era conhecido como “Igreja do Pai das Misericórdias”. Mesmo em construção, a obra já era um lugar de acolhida, perdão, misericórdia e de experiência com Deus.

No dia 14 de setembro de 2011, a cruz foi fixada no alto do Santuário. Um dia histórico para a Canção Nova! Ela ficou lá em cima exaltada e foi içada exatamente no dia da Exaltação da Santa Cruz. Louvado seja Deus!

Lugar para viver o tempo da misericórdia, lugar do cuidado de Deus.

Após um longo estudo com a nossa equipe de Engenharia e Arquitetura, foi escolhida essa parábola que está no Evangelho de Lucas, no capítulo 15, no versículo de 11 a 32. Além de ser uma parábola riquíssima de detalhes, expressa a misericórdia do Pai de uma forma muito profunda. Você sabe, não há como representar o rosto do Pai, pois ninguém jamais o viu, mas é possível representá-Lo a partir da revelação que Cristo nos fez.

O projeto de criação da arte, quero deixar registrado aqui, foi elaborado pela irmã Patrícia de Souza, das pequenas missionarias de Maria Imaculada, de São José dos Campos (SP). Um mosaico com 27 metros de altura e 730 metros quadrados que narra o momento do encontro entre o pai e o filho que retorna a casa paterna. Arrependido, ajoelha-se aos pés do pai para pedir perdão. O pai, que o esperava todos os dias, cheio de amor e de misericórdia, abraça-o e perdoa-lhe. Veja como Lucas descreve este encontro: “Então, se levantou, e foi ao encontro do pai. Quando ainda estava longe, o pai o avistou, e teve compaixão. Saiu correndo, o abraçou e o cobriu de beijos” (Lucas 15,20).

“A Canção Nova teria um grande santuário…” | Foto: cancaonova.com

Antes mesmo de se abraçarem, encontraram-se com o olhar, um olhar que dizia tudo: o filho arrependido, e o pai misericordioso, feliz pelo seu retorno! Nós somos esse filho pródigo que o Pai viu de longe e correu ao seu encontro de braços abertos.

Você irá perceber também que o filho está descalço com as vestes sujas e rasgadas, o que significam o pecado e as aflições da vida. Na cintura, um cordão vermelho, assim como o manto do pai, pois, mesmo afastado, em uma vida de pecado, ele não perdeu sua identidade de filho! Que beleza! E embora o filho tenha perdido a sua dignidade, o que é retratado pelas suas vestes rasgadas e uma parte do seu ombro direito descobertos, ele se encontrou consigo mesmo e aceitou os seus próprios limites. E o que fez o pai? Imediatamente, ao abraçar o filho, inclina-se, cobre a sua nudez com o seu manto e o ergue, tirando-o do chão. Quantas vezes somos esse filho arrependido, que chega ao Pai e Ele nos cobre com o Seu manto!

As vestes do pai são lindíssimas! O manto é vermelho, a túnica é azul com detalhes em dourado. Essas cores remetem a Jesus em Sua união hipostática, ou seja, a forma como Deus e a humanidade estão unidos em Jesus. Foi em Jesus que o Pai revelou Seu amor, por meio de uma nova aliança, também simbolizada pela aliança na mão esquerda do pai. Para unir e permear este encontro, está o Espírito Santo, discreto, mas abrangente. É Ele quem impele o filho a voltar ao pai. É Ele que envolve o encontro.

O Santuário do Pai das Misericórdias será esse lugar de encontro, de perdão, de misericórdia, de acolhida e experiência com o Pai. Ele vai atrair muitos filhos. Muitos virão ao santuário, e claro, virão à Canção Nova. E virão, principalmente, pessoas necessitadas, doentes, aflitas, que estão passando por tribulações. Chegarão aqui os “filhos pródigos”, muitos que viviam em pecado, que viviam fora da Igreja ou em uma vida errada.

O mais lindo de tudo isso é que não apenas virão, mas serão atendidos e acolhidos na infinita misericórdia do Pai. Eles serão reconciliados. E nós veremos, com com nossos próprios olhos, o Pai acolher cada um de Seus filhos na Sua misericórdia, na Sua casa, no Santuário do Pai das Misericórdias.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Artigo extraído do livro ‘O abraço do Pai’ de monsenhor Jonas Abib. 

Oração ao Pai das Misericórdias

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi a súplica confiante que Vos apresentamos neste momento (fazer o pedido).

Acolhei este povo que vem, cheio de fé e esperança, ao Vosso Santuário. Consolai os aflitos, socorrei os necessitados, enxugai as lágrimas aqui derramadas. Amparai os fracos e recebei em Vossos braços paternos este filho pródigo que volta para Vós. Dai-nos a graça de sermos instrumentos da Vossa misericórdia na vida dos nossos irmãos, para que assim o Vosso nome seja amado em nossa família e em nossa nação. Tudo isso Vos pedimos por Vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário