O PAI ESCUTA

Um dos modelos de oração (Mt 8)

“Se queres, tu tens o poder de me purificar.”

Está aqui um dos modelos de oração, uma oração humilde, oração que acredita, mas que se submete à vontade de Deus.

A oração que Deus escuta não é a arrogante nem a cheia de belas palavras, mas aquela que é feita com sinceridade e humildade.

A humildade é um exercício diário que o batizado deve fazer para vencer o orgulho (CIC 2540).

Quantas vezes deixamos o orgulho falar mais alto? Nossa arrogância em fazer, em ser e nosso desejo de aparecer atrapalham nossa convivência com o próximo e com Deus.

Humildade: o leproso teve uma atitude humilde, e mais ainda Jesus, o Todo-poderoso, ao submeter-se a curá-lo.

Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

 

Humildade chama humildade, acredito que daria para chamar esse episódio como o “encontro dos humildes”, Jesus, o humilde servo do Pai, inclina-se para o pedido humilde do leproso. Será que o mundo carece de homens humildes? O humildade chama humildade, e na humildade está a solução para muitos dos nossos problemas.

Através da humildade escuta-se o outro, dialoga-se; na humildade corrige-se e é corrigido. A humildade salvará o mundo. O humilde Jesus nos ensina esse caminho.

Mas atenção, humildade não significa acanhamento, pois o leproso foi ousado sim. Ele, como leproso, não poderia se aproximar de ninguém, no entanto, ousadamente humilde, recorreu ao Senhor.

Humildemente busquemos o Senhor, o catecismo ainda nos ensina: “A humildade é o fundamento da oração. ‘Não sabemos o que havemos pedir para rezarmos como deve ser’ (Rm 8, 26). A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus” (CIC 2559).

Por fim, somos mendigos de Deus, e através da oração humilde estendamos nossas mãos e nosso coração para recebermos d’Ele a moeda da Salvação, Seu perdão e amor.

 

.:Veja também
A misericórdia nos leva à humildade
Sou herdeiro e doador de Misericórdia
O Pai me olha com misericórdia
Deus Pai quer sempre perdoar

Padre Márcio Prado
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário