Como alcançar indulgência no Ano Mariano?

Padre Fernando Santamaria partilha sua experiência com a espiritualidade de Fátima e sobre a indulgência plenária concedida no Ano Mariano

No dia 27 de novembro de 2016, deu-se início o Ano Mariano em Fátima. Por graça de Deus e mandato do Papa Francisco será concedida indulgência plenária aos fiéis católicos que cumprirem as disposições requeridas para receber tal presente da bondade e misericórdia de Deus. Este Ano Jubilar tem em vista a boa celebração do centésimo aniversário das Aparições de Fátima.

Em entrevista à equipe do paidasmisericordias.com, Padre Fernando Santamaria, sacerdote da Comunidade Canção Nova, partilhou sua experiência de missionário e peregrino nos anos que viveu na missão da Canção Nova em Fátima.

paidasmisericórdias.comPadre Fernando, o senhor foi missionário por muitos anos na Missão da Canção Nova em Portugal. Conte-nos, por favor, como foi a experiência do senhor com a espiritualidade de Fátima?

Padre Fernando Santamaria –  Tive a graça de viver a missão Canção Nova em Portugal de dezembro de 2003 até onze de agosto de 2011 e foi uma experiência que muito me enriqueceu como pessoa e como membro de uma comunidade Católica e como sacerdote. Quero citar algumas vias, por exemplo:
A celebração do doze e treze (dias comemorativos das aparições de Fátima) ali no altar do mundo, de maio a outubro ao longo destes anos todos. Poder perceber um ritual sendo vivenciado para glória de Deus e vivência desta espiritualidade de Fátima.
O testemunho dos peregrinos, quanta penitência! Quantas vezes contemplamos no olhar e gesto o amor deles, de crianças, de bebês, até pessoas bem idosas. Famílias ali, naquele Santuário louvando a Santíssima Trindade, com Nossa Senhora.
A beleza das celebrações eucarísticas, o esmero nas homilias, os santos terços, a adoração ao Santíssimo, procissões luminosas, principalmente, no dia doze, aquele mar de luz comunicando a Luz que é Cristo. Enfim, rituais vivenciados sem ritualismos, com muito amor e carinho à nossa Mãe do Céu que nos forma sempre para amarmos a Jesus Cristo.
Também, não tem como esquecer a experiência que a comunidade Canção Nova fez com o padre Luís Kondor, vice-postulador da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, de saudosa memória. Ele, além de estar próximo da comunidade Canção Nova, buscava nos formar para elementos essenciais e fundamentais da mensagem de Fátima. Ele chegou a dar uma formação feita em peregrinação nos levando para o batistério que ainda está na igreja paroquial de Fátima, onde os Pastorinhos foram batizados. Dizia o padre Luís kondor que ali tudo começou na vida dos Pastorinhos, porque eles se tornaram moradas da Santíssima Trindade. Fomos ainda na loca do cabeço. No Santuário, participamos da celebração eucarística e padre Luís Kondor falou-nos sobre o Mistério da reparação e disse que Jesus Cristo é o maior reparador. Enfim, ele nos ajudou a abordarmos a mensagem de Fátima em seus elementos fundamentais e indispensáveis.

Pe. Luís Kondor em uma formação com a Comunidade Canção Nova em 2008 ( Foto: arquivo pessoal)

Por fim, poder tocar na eficácia da mensagem de Fátima nos momentos mais difíceis, por exemplo, quando eu fiquei doente e hospitalizado quase vinte e um dias e perceber como a mensagem de Fátima entrou comigo naqueles corredores me ajudando a encontrar e dar sentido à dor. Nossa Senhora insistiu muito nesta oferta dos nossos sofrimentos como sacrifícios que podem reparar o Coração de Jesus e da Virgem Santíssima e ajudar, misteriosamente, na salvação das almas.

paidasmisericórdias.com – Já se passaram 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Para o senhor qual é a importância da mensagem de Fátima para o mundo?

Padre Fernando Santamaria – Eu não sendo português, mas tendo sido atingido pelo testemunho de vários portugueses, inclusive dos Pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia que são setas que apontam para atualidade da mensagem de Fátima. Faz parte de elementos essenciais desta mensagem e desta espiritualidade a adoração à Santíssima Trindade. No centro não está Nossa Senhora, muito menos os Pastorinhos, mas a Santíssima Trindade. Não é ‘à toa’ que existe lá em Fátima a igreja consagrada à Santíssima Trindade, aquela grande construção.
Também, o compromisso reparador aos Corações de Jesus e da Virgem Maria, a oferta dos nossos sofrimentos dentro deste mistério de cooperar com a salvação das almas. A intercessão: quem não conhece aquela oração? “Meus Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos ama”. Esta partícula “para os que não creem”, ou seja, oferecer, não é que eu rezo no lugar das pessoas, não é que eu sou o melhor, mas eu me coloco como intercessor e adorador.
Os dogmas da fé. Se formos passando o livro de registro da irmã Lúcia – “Memórias da irmã Lúcia”- deparamo-nos com dogmas da fé cristã e também dogmas marianos.
A evangelização através da mensagem de Fátima, que comunica o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo do jeito de Maria. Por isso, aprendi lá e partilho com vocês que poderíamos resumir a mensagem de Fátima naquelas palavras da Virgem Maria: “Fazei tudo o que eles vos disser” (Jo 2,5).

a907ef41-f23a-4a9e-857f-92a4de6d0a94

paidasmisericórdias.com – A fim de celebrar dignamente o centenário das aparições de Fátima será concedida indulgência plenária aos fiéis católicos. O que as pessoas devem fazer para lucrar a indulgência?

Padre Fernando Santamaria – Para isso é preciso ir em peregrinação ao Santuário de Fátima. Quem tiver esta oportunidade, por maior sacrifício que isto custe, vale a pena. Ir ao longo deste ano santo, deste centenário da mensagem de Fátima, das aparições de Nossa Senhora, ir ao Santuário e lá viver atos de fé e piedade – oração mariana pessoal ou comunitária, o santo terço que é rezado em várias línguas – é uma riqueza!
A celebração da Santa Missa, porque a mensagem de Fátima está centrada no Mistério da Eucaristia, ao Santíssimo Sacramento. A adoração com procissões do Santíssimo Sacramento ou outra prática de fé e piedade mariana.
Não pode faltar para lucrar indulgência plenária: o credo, rezarmos pelas intenções do Papa que pode ser um (Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai), e estarmos em estado de graça com repulsa total de qualquer pecado. Não que dizer que a pessoa nunca mais terá pecado, infelizmente. Mas ter aquela luta, pois a pessoa deve estar sem pecado de estimação que não ajuda e sim impede de recebermos a indulgência plenária. Para isso a confissão, mesmo que não aconteça no Santuário, onde tem confissões e vários sacerdotes de várias línguas para atender o sacramento da reconciliação. Mas a pessoa já pode ir em estado de graça ou, no espaço de alguns dias, buscar a confissão; a comunhão Eucarística não pode faltar e a invocação a Nossa Senhora de Fátima, que pode ser a mais simples ou outra como: “Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós”. Poder pedir o auxílio de Nossa Senhora e não esquecer de rezar o Pai Nosso e, se a pessoa tiver a prática do santo terço, já está incluso a oração do Pai Nosso.

Leia mais:
.:Indulgências significado e uso
.:Mensagem de Fátima | A paz é um fruto da Reparação

paidasmisericórdias.com – Para os que não podem ir em peregrinação até o Santuário de Fátima em Portugal, também podem receber a indulgência?

Padre Fernando Santamaria – Sim, é possível. Durante cada dia treze, de maio a outubro, se a pessoa for a uma igreja ou oratório em condições de fazer uma visita a um local adequado e, neste local deve ter uma imagem de Nossa Senhora exposta ali para uma devoção pública e lá se poder rezar o terço, mas sem esquecer as condições básicas: estado de graça, comunhão Eucarística participando da Santa Missa, e que se reze pelas intenções do nosso Papa Francisco. Isso é básico. Porém, se não puder ir lá, visite um lugar onde tenha uma imagem que está ali presente para uma devoção pública, com o título de Nossa Senhora de Fátima, cada dia treze, de maio até treze de outubro.

paidasmisericórdias.com – Aos fiéis que, pela idade, doença ou outra causa grave, estejam impedidos de se deslocarem, estes não receberão as indulgências?

Padre Fernando Santamaria – Graças a Deus, ser Igreja é mais do que estar numa igreja, é ser membro do Corpo Místico de Cristo. Por isso, se uma pessoa não pode ir a um local, ir a um templo ou a um oratório, como dissemos, mas ali acamado ou em sua casa (devido à idade, etc), a pessoa oferecer aquele sofrimento. A mensagem de Fátima nos leva a viver o mistério do sofrimento à luz do Evangelho e esta oferta, pelas mãos da Virgem Maria a Deus, é um ato de fé e piedade que toca o essencial.
Agora, se a pessoa não pode ir à Santa Missa, recebe a comunhão através do ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Também buscar a confissão o quanto antes se houver a necessidade e, claro, uma prática de piedade mariana: santo terço que, além desta oferta, ajudará muito a receber a indulgência plenária, porque Deus é misericordioso e Ele está em cada doente: “Estive doente e me visitaste” (cf. Mt 25,36). A importância do Credo, símbolo da fé sempre professado. Quer o Senhor dar esta graça para os enfermos.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário