QUE SEJA FEITO A TUA VONTADE PAI

Cruz, caminho de unidade à vontade do Pai

Que seja feita a Tua vontade, Pai

Podemos afirmar, com toda certeza, que a Cruz é sinal de vitória, e o grande caminho de unidade com o Pai. Será que todos nós compreendemos a força da Cruz, o que realmente é a Cruz? Obviamente, não é a peça de madeira que os romanos usavam para executar a sentença de morte em pessoas culpadas de crimes capitais. A cruz é o sofrimento que o cristão padece em consequência do fato de seguir a Cristo com perfeita obediência. Cristo escolheu a cruz ao escolher o caminho que levava a ela; e assim é com os Seus seguidores. O próprio Cristo nos falou que para segui-Lo se faz necessário renunciar a se mesmo e carregar a Cruz de cada dia.

No caminho da obediência, erguemos a cruz e a tomamos quando entramos nesse caminho. Como a cruz se ergue no caminho da obediência, assim o castigo se acha no caminho da desobediência. O pecado entrou no mundo pela desobediência, e pela obediência entrou a salvação.

 

 

O que é obediência? Obediência pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.

 

Assim, afirmamos que Jesus Cristo foi o maior exemplo de obediência: “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz” (Fil 2,8). A obediência a Deus nos faz ser humildes, mas uma pessoa orgulhosa e soberba jamais será obediente, pois a sua mente esta voltada para si própria. O maior requisito para ser obediente é ser humilde, é aceitar a superioridade de Deus sobre nossa vida, abrir mão do nosso egoísmo e esvaziar-nos de toda a vaidade.

“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fil 2,7)

Obedecer a Deus é renunciar às nossas próprias vontades, desejos e prazeres. Quem não renuncia não obedece, não há como obedecer a Deus e ao mesmo tempo satisfazer as vontades de nossa carne. Jesus renunciou toda a Sua glória como Filho Unigênito, renunciou o Seu trono nos céus, e tornou-se um simples servo que pregava a paz, o amor e o Reino de Deus.

“E, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus” (Fil 2,6)

Obedecer a Deus não é apenas seguir regras bíblicas e eclesiásticas, mas sim amar-Lhe de todo coração. Não podemos obedecer a Deus apenas por interesses próprios, mas sim porque o amamos, pois sem amor de nada adiantará o nosso esforço em obedecer-Lhe. Que o mesmo sentimento que Cristo teve por nós, possamos ter por Ele, o amor verdadeiro.

Da vida derramada por Ele na cruz, disse Jesus: “Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou” (Jo 10,18), isto é a grande prova de amor, e para que isso acontecesse foi preciso passar pelo caminho da Cruz.

Jesus teve todas as oportunidades para escapar da cruz, mas firmou em Seu semblante a rija resolução de ir para Jerusalém e lá morrer. A única compulsão experimentada por Ele foi a compulsão do amor, pois tinha certeza que a Cruz seria o grande caminho de unidade com o PAI.

Que seja feita a Tua vontade, Pai!

 

Deixe seu comentários

Comentário