COM RODRIGO LUIZ

Monte das Tentações na Terra Santa

Todos nós enfrentamos dificuldades, mas em Jesus Cristo, que venceu as tentações, podemos alcançar a vitória

A Quaresma é o período de preparação para a maior celebração cristã, que é a Páscoa. O período recorda quarenta dias e quarenta noites de Jesus no deserto. A passagem bíblica de Mateus relata que, após ser batizado no Rio Jordão, “Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome” (Mt 5, 1-2).

:: Onde está o teu irmão?

monte-das-tentações

Monte das Tentações na Terra Santa | Foto ilustrativa: cancanova.com

Meditando a respeito dessa passagem, recordo uma de nossas peregrinações pela Obra de Maria em que conduzimos um grupo em Jericó. Lá está o Monte da Quarentena, a 350 metros de altitude. Uma das experiências marcantes aconteceu em nossa travessia por meio do teleférico que dá acesso ao Mosteiro encravado na rocha. Em meio àquela aridez, está o Mosteiro Grego Ortodoxo das Tentações, uma verdadeira obra-prima arquitetônica que se ergue sobre a cidade de Jericó.

Considerada a cidade mais antiga do mundo, com cerca de dez mil anos, Jericó encanta peregrinos do mundo inteiro com as ruínas da cidade original da Bíblia; o famoso sicômoro de Zaqueu, o Rio Jordão e o Mar Morto, e claro o Monte da Quarentena, além da Paróquia do Bom Pastor que acolhe tão bem os peregrinos para a celebração da missa.

De acordo com padre Issa Thaljiyeh, do Patriarcado Grego Ortodoxo, o mosteiro remonta ao século IV, durante o reinado da Rainha Helena, mãe de Constantino, e fica numa antiga gruta, na qual, segundo a tradição, Jesus esteve. Segundo o site Christian Media Center, “uma pedra indica o local da primeira tentação de Jesus”.

Em 2008, durante um curso que fiz na Terra Santa, fiz a subida ao Mosteiro a pé, durante o inverno. Se não bastasse o cansaço próprio daquela subida pela encosta rochosa, tornou-se ainda mais pesado devido ao resfriado e à febre que acabei pegando. Atualmente, há um teleférico que facilita o acesso, além de proporcionar uma linda paisagem da antiga cidade de Jericó e o acesso a uma série de grutas onde viviam eremitas.

“Todos nós enfrentamos dificuldades, mas em Jesus Cristo, que venceu as tentações, podemos alcançar a vitória” | Foto ilustrativa: Arquivo Pessoal

A contemplação de um lugar santo como o Monte da Quarentena, em pleno Deserto da Judeia, nos ajuda a compreender melhor a passagem da Bíblia, além de ser uma inspiração nesta Quaresma. Assim como Jesus enfrentou tentações, a vida de todo cristão é marcada por essa luta. “O deserto é o lugar onde Deus fala ao coração do homem, e onde brota a resposta da oração. Mas é também o lugar da provação e da tentação, onde o Tentador, aproveitando a fragilidade e as necessidades humanas, insinua a sua voz mentirosa”, afirma o Papa Francisco. Ele orienta ainda a nunca dialogar com o demônio: “mas Jesus não responde com as suas palavras. Responde com a Palavra de Deus”.

Nesta Quaresma, deixe-se conduzir pelo Espírito Santo. Como o povo escolhido por Deus caminhou quarenta anos pelo deserto para ingressar na Terra Prometida, abra-se às inspirações e celebre a passagem de uma Vida Nova em Jesus Ressuscitado! Todos nós enfrentamos dificuldades, mas em Jesus Cristo, que venceu as tentações, podemos alcançar a vitória.

Deixe seu comentários

Comentário