SAGRADA ESCRITURA

Apenas um mês para se dedicar à Palavra de Deus?

Não deixe sua Bíblia na gaveta

Setembro é o mês da Bíblia para nós, católicos do Brasil, algo promovido desde 1971 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. A escolha do mês é uma homenagem a São Jerônimo, cuja memória a Igreja celebra no dia 30 de setembro. Se você tem uma Bíblia em português em casa (espero que tenha ao menos uma), agradeça ao empenho de São Jerônimo, porque foi a partir da Vulgata, a tradução que ele fez dos textos sagrados dos seus idiomas originais (grego e hebraico) para o latim, que a Bíblia começou a chegar aos lares dos bons cristãos. É comum que nesse mês as paróquias promovam iniciativas especiais para despertar nos fiéis interesse pela Bíblia: procissões de entrada para a Palavra de Deus, cânticos litúrgicos diferenciados, estudos bíblicos dirigidos, catequeses especiais, dentre tantas outras inspirações.

Em muitos católicos o interesse pela Palavra de Deus é redespertado, e, por conta disso, um lugar especial na sala ou no quarto é preparado com uma vela, uma flor, e a Bíblia há tanto tempo esquecida é retirada da gaveta e colocada aberta em um dos três Salmos tão tradicionais:
– Salmo 23 (“O Senhor é meu pastor, nada me faltará”);
– Salmo 90 (tão erroneamente interpretado como “oração forte” de proteção – “Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita: tu não serás atingido”);
– Salmo 138 (“Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto”).

Leitura orante da Palavra

Alguns católicos começam a fazer a Lectio Divina, a leitura orante da Palavra, outros até mesmo compram um caderno novo, uma caneta de quatro cores e, seguindo as instruções de algum missionário da comunidade Canção Nova na TV, no YouTube ou no Instagram, começam o estudo da Palavra pelo método ensinado pelo Padre Jonas, “A Bíblia no meu dia a dia”.

Assim vamos, muitos de nós, animados pela sabedoria da Igreja, mergulhar no tesouro que é a Bíblia. Vivemos os trinta dias de setembro com intensidade até que chega outubro e… esquecemos de tudo, abandonamos o estudo bíblico, apagamos a vela, jogamos as flores fora e guardamos a Bíblia numa gaveta até 1º de setembro do ano seguinte, quando recomeçamos todo o ciclo, apenas para abandonar a Bíblia mais uma vez no dia primeiro de outubro e assim sucessivamente.

Já que estamos falando de meses temáticos, veio à minha memória o Outubro Rosa, em que há ampla difusão de ações de conscientização para prevenção ao câncer de mama. Da mesma maneira, há o Setembro Amarelo, com o foco na prevenção do suicídio, o Novembro Azul, que tem como foco a sensibilização dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Pesquisando um pouco mais, descobri que para cada mês há uma ou mais campanhas de saúde associadas a alguma cor. O objetivo é sempre o mesmo: conscientização, alerta, sensibilização. Em dezembro, por exemplo, acontece o dezembro vermelho e o dezembro laranja, o primeiro voltado à mobilização na luta contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, e o segundo voltado à prevenção do câncer de pele, a forma de câncer mais comum no Brasil.

Imaginemos que dona Maria, uma católica que tira a Bíblia da gaveta apenas no mês de setembro, seguisse a mesma lógica para cuidar de sua própria saúde e só usasse protetor solar e evitasse o sol das horas mais perigosas no mês de dezembro. Qual a contribuição desse cuidado para o bem-estar da sua pele? Praticamente zero! É preciso se cuidar todos os dias do ano, não apenas quando uma campanha é lançada.

Apenas um mês para se dedicar à Palavra de Deus?

Crédito: krisanapong detraphiphat / GettyImages

O que dizer então do cuidado com a própria alma? Cristo nos advertiu: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5, 24). A Palavra de Deus é o próprio Deus, como nos ensina o mesmo evangelista, São João. E Deus, que é Palavra, está o tempo todo falando conosco na Bíblia. Preciso buscá-lo todo o tempo, e a maneira mais ao meu alcance é nos versículos da Bíblia. Está triste? “Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”, diz Jesus (Lc 11,28). Precisa de resposta sobre o que fazer ou como agir? “Cla­me a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”, diz o Senhor (Jr 33,3).

Leia mais
.:Regras de ouro para ler a Bíblia
.:Por onde começar a ler a Bíblia?

Não deixe sua Bíblia numa gaveta, de castigo o ano inteiro. Aproveite as iniciativas da Igreja desse tempo para cultivar uma amizade próxima com a Palavra. Deus quer falar com você coisas que seu coração sequer sonhou. Para escutar a sua voz, mergulhe na Bíblia. Reze com a Bíblia, estude, medite, leia, sonhe com a Bíblia. Você experimentará o majestoso milagre experimentado por aquele povo que peregrinava no deserto:
“O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!” (Dt 5, 24).

Deixe seu comentários

Comentário