O apelo à intimidade com a Santíssima Trindade na Mensagem de Fátima

“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente” (IRMÃ LÚCIA, 2015, p.170): essas foram as primeiras palavras que o Anjo proferiu ao aparecer pela terceira vez aos pastorinhos de Fátima, convidando não somente as três crianças, mas, sobretudo, a humanidade para estabelecer uma profunda relação de intimidade com a Trindade Santa. Esse é o nono apelo da Mensagem de Fátima, apresentado na obra intitulada “Apelos da Mensagem de Fátima”, da serva de Deus Ir. Lúcia que, a partir da fala do Anjo, faz uma reflexão sobre o mistério da Trindade, demonstrando a sua relação com a Virgem Maria, tendo como base a Sagrada Escritura, nestes termos:
“Ao responder a uma dificuldade de Maria, o Anjo disse-lhe: ‘O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. Por isso mesmo é que o Santo que vai nascer há de chamar-Se Filho de Deus’ (Lc 1,35). Aparecem aqui mencionadas as três Pessoas divinas: O Espírito Santo que desce sobre a Virgem; o Altíssimo (a quem Jesus Cristo, o ‘Filho do Altíssimo’, chamou Pai) que gera o Verbo; e o Filho que vai nascer e que, como disse o Anjo, ‘há de chamar-Se Filho de Deus” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 119).

Diante dessa narrativa bíblica, a serva de Deus também evidencia que, já na Encarnação do Verbo, a Santíssima Trindade é revelada e, de igual modo, mostra como no decorrer de Sua vida, Jesus dá continuidade a esta revelação: “E tudo o que pedirdes ao Pai, em Meu nome, Vo- lo farei para que o Pai seja glorificado no Filho. […] Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14,13.26).
Considera como graça inestimável as palavras de Jesus que remetem ao conhecimento da Verdade: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade” (Jo 16,3), tendo em conta que este é o conhecimento mais necessário para o ser humano, dado que é um componente fundamental para sua salvação: “a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste.” (Jo 17,3). Assim, no aprofundamento deste tema, dá a entender que “a verdade total, de algum modo, é o amor, porque, como nos diz S. João, Deus é amor” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 120). Entretanto, pode-se afirmar que, verdadeiramente Jesus revelou ao gênero humano o rosto de Deus uno na sua essência e trino nas Pessoas: Deus é Amor Pai, Filho e Espírito Santo.
Os evangelistas demonstram como a profunda comunhão de Jesus com o Pai e o Espírito aduz à dimensão relacional do homem, visto que, “se Deus é unidade dialógica, um Ser em relação, a criatura humana que é feita à sua imagem e semelhança reflete esta constituição: portanto, ela é chamada a realizar-se no diálogo, no colóquio e no encontro: é um ser em relação” (BENTO XVI, 2008).

Assim sendo, é relevante sublinhar a importância da relação a que o homem é chamado a estabelecer com a Trindade para que, reconhecendo nela a verdadeira fonte de comunhão, seja imbuído do Seu amor que destrói os muros de divisões levantados entre os seus semelhantes,

Dito isto, pode-se ressaltar a relação da Mensagem de Fátima, tanto no que concerne à Sagrada Escritura, como à doutrina da Igreja, que exprime o ensinamento a respeito da Trindade Santíssima da seguinte forma:
“O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. E, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades da fé. ‘Toda a história da salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado’” (CIC, 2000, p.71).

Em suma, o Magistério assegura que a Trindade “é um mistério de fé em sentido estrito, um dos ‘mistérios ocultos em Deus, que não podem ser conhecidos se não forem revelados lá do alto’” (CIC, 2000, p.72).

É nessa perspectiva que o homem hodierno é chamado a elevar-se à contemplação e penetração desse mistério, a exemplo da Virgem Maria, sublime modelo de fé. Assim fizeram todos os santos e especialmente São Tomás de Aquino que a definiu como: “Triclinium totius Trinitatis, triclínio, ou seja, lugar onde a Trindade encontra o seu descanso, porque, em virtude da Encarnação, em nenhuma criatura como Nela, as três Pessoas divinas habitam e sentem a delícia e a alegria por viver na Sua alma cheia de Graça. Pela sua intercessão, nós podemos obter todo o auxílio” (BENTO XVI, 2010).

No próximo dia 05 de outubro de 2019 esse será o tema abordado na Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, no Santuário do Pai das Misericórdias, com início às 10h, para que, auxiliados pela Santíssima Virgem, alcancemos da Trindade Santíssima a graça de Sua presença perene em nossa vida.

Áurea Maria,
Comunidade Canção Nova

REFERÊNCIAS

BENTO XVI. Homilia. 18 maio 2008. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080518_genova.html. Acesso em: 29 set. 2019.

BENTO XVI. Audiência Geral. 23 jun. 2010. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100623.html. Acesso em: 29 set. 2019.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Tradução da Conferência nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Loyola, 2000.

IRMÃ LÚCIA. Apelos da Mensagem de Fátima. 4. ed. Fátima – Portugal: Secretariado dos Pastorinhos, 2007.

IRMÃ LÚCIA. Memórias da Irmã Lúcia. 17. ed. Fátima – Portugal: Fundação Francisco e Jacinta Marto, 2015.

SCHOKEL, Luís Alonso. Bíblia do Peregrino. Tradução de Ivo Storniolo, José Bortolini e José Raimundo Vidigal. São Paulo: Paulus, 2002.