REFLITA

Os efeitos do Sacramento do Batismo em minha alma

Vemos que a presença da Santíssima Trindade se manifesta: Jesus, que é batizado; o Espírito, que desce sobre Ele em forma de pomba; e o Pai que declara o seu amor pelo Filho

“Batizado, Jesus subiu imediatamente da água e logo os céus se abriram e Ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele. Ao mesmo tempo, uma voz vinda dos céus dizia: ‘Este é meu Filho amado, em quem me comprazo.'” (Mateus 3, 16-17)

Esse episódio da vida de Jesus, relatado por Mateus, narra o dia do seu batismo. O Senhor não precisava ser batizado, mas para o cumprimento da justiça e para que as águas por Ele tocadas se tornassem santas, assim o fez. Porém, há muito mais para ser contemplado nesta passagem do Evangelho.

“Ademais, com o passar dos anos, precisamos renovar nossas promessas batismais, renunciando a satanás e proclamando a nossa fé em Jesus Cristo, nos esforçando dia a dia para sermos como Ele” | Foto ilustriva: Carlos Daniel via Cathopic

Vemos que a presença da Santíssima Trindade se manifesta: Jesus, que é batizado; o Espírito, que desce sobre Ele em forma de pomba; e o Pai que declara o seu amor pelo Filho. É justamente isso que acontece quando aderimos ao sacramento do Batismo: somos envoltos pela Santíssima Trindade. Com Jesus, somos sepultados para o mundo e n’Ele esperamos a ressurreição. Pelo Batismo, adentramos na vida de Cristo e, ainda que não percebamos, nos tornamos membros de seu Corpo, a Igreja; e, principalmente, somos acolhidos como seus irmãos, pois a mesma Voz que desceu sobre Ele no Rio Jordão, também desce sobre nós no momento em que somos imergidos nas águas batismais: “Eis o meu filho amado, nele ponho meu bem querer”.

Este sacramento é realmente magnífico! Muitas vezes, participamos de batizados e não prestamos atenção nas palavras do sacerdote ou no que orienta o rito, mas é tudo cheio de significado e sentido, do início ao fim da celebração. Há ocasiões em que a celebração do Batismo inicia na porta da Igreja para simbolizar que é este o sacramento que dá iniciação à vida cristã. Sem o Batismo éramos apenas criaturas, as mais belas e perfeitas de toda a criação, mas somente criaturas. Com ele, passamos do nível de criaturas e nos tornamos filhos de Deus, co-herdeiros de Cristo, partícipes de Sua vida, de Seus dons, de Sua Missão. Tudo o que é de Cristo passa também a ser nosso. Isso deve ser motivo de grande alegria para o nosso coração!

Leia mais:
:: O cristão pode doar órgãos?
:: O que a Igreja diz sobre o aborto?
:: Cores litúrgicas. Qual sua importância?

Sobre os efeitos do Batismo em nossa alma, além de tudo o que já foi citado, ainda existe o fator da justificação. Isto é, um efeito curativo e santificante na vida do batizado. Curativo no sentido em que os pecados são perdoados — a mancha original para as crianças e o perdão de todos os pecados para os adultos —, ocorrendo também a remissão da totalidade da pena temporal e eterna. Santificante no que se refere à marca impressa na alma pelo Espírito Santo, na qual nenhum pecado tem o poder de apagá-la, infundido no batizado graças necessárias para a sua santificação, assim como as virtudes teologais e morais e os demais dons.

Ademais, com o passar dos anos, precisamos renovar nossas promessas batismais, renunciando a satanás e proclamando a nossa fé em Jesus Cristo, nos esforçando dia a dia para sermos como Ele, assumindo nosso lugar na Igreja e sendo para o mundo um sinal visível da presença de Cristo. Por fim, recordemos que tudo nos foi dado no dia do nosso Batismo, que a graça de Deus nos acompanha e a sombra do Altíssimo repousa sobre nós.

Deixe seu comentários

Comentário