REFLITA

Qual é o significado dos sacramentais na vida cristã?

Um jovem da pastoral de comunicação passa em frente ao altar antes do início da Santa Missa, para por um instante e curva o corpo em atitude de respeito e devoção. Enquanto isso, um filho molha a ponta do dedo com água benta e faz o Sinal da Cruz na testa da sua mãe acamada. A caminho da igreja, uma mocinha deixa cair o rosário que trazia em seu pulso. Abaixa-se para apanhá-lo e beija-o, como se pedisse desculpas pelo deslize. Do outro lado do mundo, um advogado assoberbado de afazeres percebe que são três da tarde. Ele para por um instante, olha para a imagem de Jesus Misericordioso que está pendurada na parede do seu escritório, faz o Sinal da Cruz e diz: “Jesus, eu confio em vós!” Não muito longe dali, um rapaz segura instintivamente o seu escapulário enquanto fecha os olhos e reza uma Ave-Maria para afugentar uma tentação. De volta à igreja, a Santa Missa acabou e agora uma senhorinha para em frente a uma imagem da Virgem Maria e recita piedosamente três Ave-Marias. Enquanto isso, na sacristia, algumas pessoas apresentam objetos para que o padre os abençoe: crucifixos, imagens de Santo Antônio, São José e São Francisco, água e velas.

Os sacramentais são muito conhecidos e amplamente utilizados por nosso piedoso povo católico, mas nem todos sabem o que exatamente eles são e quais os seus efeitos na vida cristã. | Foto ilustrativa: cancaonova.com

O que tudo isso tem em comum?

Cada uma daquelas pessoas se dispôs “para a recepção do principal efeito dos sacramentos” e foram “santificadas as várias circunstâncias das suas vidas”, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC)1. Para experimentarem isso, as pessoas recorreram aos sacramentais: o altar, a água benta, o rosário, o quadro de Jesus Misericordioso, o Sinal da Cruz, o escapulário, a imagem da Virgem Maria, a bênção sacerdotal. Aquele jovem que segurou o escapulário enquanto rezava não estava tentando se livrar magicamente da tentação, mas usou do sacramental – o escapulário abençoado – porque este objeto, acompanhado da súplica à Virgem Santíssima, ajuda-o a cooperar com a graça que Deus lhe envia para se manter longe do pecado. A água benta não purifica ninguém dos seus pecados e muito menos torna desnecessária a confissão, mas nos liga aos sacramentos do Batismo e da Reconciliação, e por conta disso, se nós a usarmos em nós mesmos com devoção enquanto fazemos um ato de contrição sincero, nossos pecados veniais são perdoados.

Os sacramentais são muito conhecidos e amplamente utilizados por nosso piedoso povo católico, mas nem todos sabem o que exatamente eles são e quais os seus efeitos na vida cristã. O CIC nos diz que eles “são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual”2. Continua o catecismo explicando que “os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”3. Por meio dos sacramentais, os fiéis bem dispostos têm a possibilidade de santificar “quase todos os acontecimentos da vida por meio da graça divina que deriva do mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo”4.

Além dos sacramentais mais conhecidos, já citados aqui, há muitos outros tipos de sacramentais, que nos cercam e nos ajudam a nunca perder de vista Cristo, que é Caminho, Verdade e Vida:

1. Todas as bênçãos de padres ou bispos são consideradas sacramentais, sejam elas destinadas a pessoas ou a objetos de devoção. Da mesma maneira, a bênção de um padre ou bispo após o ato penitencial, na Santa Missa, a aspersão de água benta por um deles ou a bênção sobre a água, sobre velas, cinzas ou sal, por exemplo, são todas ações sacramentais;

2. Exorcismos constituem a segunda categoria dos sacramentais. Podem estar presentes em orações, como no tão conhecido Pequeno Exorcismo de São Miguel Arcanjo, ou mesmo “colocados” em outros sacramentais, como a também muito conhecida medalha de São Bento;

3. Objetos de devoção abençoados são aqueles aqui já amplamente apresentados – rosários, crucifixos, imagens, água benta etc. Eles representam um papel fundamental na devoção e na vida espiritual de qualquer católico, por isso devem sempre ser tratados com todo respeito e dignidade que merecem.

4. Muitos não sabem, mas as rubricas e as orações também são sacramentais, como o ato de inclinar a cabeça à menção do nome de Jesus, ou o Sinal da Cruz. Cada vez que fazemos uma oração ao longo do dia, ou quando nos ajoelhamos diante do Santíssimo Sacramento, ou ainda quando pedimos a bênção de Deus sobre nossos alimentos estamos realizando ações sacramentais, que, pela graça de Deus, preparam e dispõem o nosso coração ao amor de Cristo5.

:: Setembro, mês de aprofunda-se na Palavra de Deus!
:: O sentido da água benta
:: Dentro de casa, estou sendo misericórdia?

Por fim, invocamos as palavras de São João Paulo II, para quem a “genuína descoberta do sentido dos ritos e à sua adequada valorização, as celebrações litúrgicas, sobretudo as sacramentais, serão capazes de exprimir cada vez melhor a verdade plena acerca do nascimento, da vida, do sofrimento e da morte, ajudando a viver essas realidades como participação no mistério pascal de Cristo morto e ressuscitado”6. Não tenha medo de alimentar a sua fé pelo uso frequente dos sacramentais. Eles são um meio simples, mas privilegiado de santificarmos cada ato da nossa vida, do menor ao mais importante.

1 CIC, § 1667.

2 Idem.

3 CIC, § 1670.

4 Idem.

5 Os quatro tipos de sacramento foram traduzidos e adaptados do site católico “Sisters of Carmel (https://www.sistersofcarmel.com/sacramentals.php).

6 JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Evangelium Vitae. Roma, 25 de março de 1995.