MEMÓRIA

Santíssimo Nome de Jesus: conheça sua origem e 4 recompensas ao invocá-Lo

A reverência pelo Santíssimo Nome de nosso Senhor, Jesus Cristo, surgiu nos tempos apostólicos. São Paulo escreveu em sua Carta aos Filipenses: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua proclame para a glória de Deus Pai: Jesus Cristo é o Senhor ” (2,10-11).

Foto: GettyImages

Tempo de leitura: 10 minutos

Assim como um nome dá identidade a uma pessoa e também reflete a vida dela, o nome de Jesus lembra ao ouvinte quem é Jesus e o que Ele fez por nós. Tenha em mente que o nome Jesus significa “Yahweh salva” ou “Yahweh é salvação”.

Primeiro, o nome de Jesus traz ajuda nas necessidades corporais. O próprio Jesus prometeu na Ascensão: “… Em meu nome expulsarão demônios, falarão em novas línguas, pegarão em serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal, imporão as mãos sobre os enfermos e eles ficarão curados” (Marcos 16,17-19). Depois de Pentecostes, São Pedro e São João foram ao Templo para pregar e encontraram um aleijado mendigando. São Pedro ordenou: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou! Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande!”, e o aleijado começou a andar (Atos 3,1-10). Invocando o nome de Jesus, São Pedro também curou Enéias (Atos 9,32ss).

Leia também:
:: O nome de Jesus tem poder sobre todo mal
:: Segundo mandamento: Não tomar o santo nome de Deus em vão

Em segundo lugar, o nome de Jesus ajuda nas provações espirituais. Jesus perdoou os pecados e, pela invocação de Seu Santíssimo Nome, os pecados continuam a ser perdoados. No Pentecostes, São Pedro ecoou a profecia de Joel: “Então será salvo todo aquele que invocar o nome do Senhor” (Atos 2,21), um ensinamento repetido por São Paulo em sua Carta aos Romanos (10,13). Enquanto Santo Estêvão, o primeiro mártir, estava sendo apedrejado, ele invocou o nome do Senhor e orou: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7,59).

Terceiro, o nome de Jesus protege a pessoa contra Satanás e suas tentações. Jesus exorcizou demônios por Sua própria autoridade. Por exemplo, a expulsão dos demônios de Gadara (Mateus 8,28-34). Pela invocação de Seu Santíssimo Nome, Satanás ainda é vencido.

Finalmente, recebemos todas as graças e bênçãos através do Santíssimo Nome de Jesus. Jesus disse: “Eu garanto a vocês tudo o que vocês pedirem ao Pai, Ele lhes dará em meu nome. Até agora, você não pediu nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16, 23-24). Em resumo, São Paulo disse: “Tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ações, façam-no em nome do Senhor Jesus” (Colossenses 3, 17).

Tanto São Bernardino de Sena (1380-1444) quanto seu aluno São João de Capistrano (1386-1456) promoveram a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus. Em suas missões de pregação por toda a Itália, eles carregavam um monograma do Santíssimo Nome rodeado de raios. Em sua origem, o monograma IHS é uma abreviação do nome Jesus em grego: I e H representando um Iota e Eta respectivamente, as duas primeiras letras do nome; ao qual, mais tarde, foi adicionado S, um Sigma, a letra final. (Uma tradição posterior afirma que IHS representa o latim Iesus Hominum Salvator, que significa “Jesus Salvador da Humanidade”.) São Bernardino e São João abençoaram os fiéis com este monograma, invocando o nome de Jesus, e muitos milagres foram relatados. Eles também encorajaram as pessoas a colocar o monograma nos portões da cidade e nas portas de suas casas. Dissipando as objeções de alguns que consideravam esta veneração supersticiosa, o Papa Martinho V, em 1427, aprovou a devida veneração ao Santíssimo Nome e pediu que a cruz fosse incluída no monograma IHS. Mais tarde, em 1455, o Papa Calisto III pediu a São João que pregasse uma cruzada invocando o Santíssimo Nome de Jesus contra os perversos muçulmanos turcos que estavam devastando a Europa Oriental; a vitória veio em sua derrota na Batalha de Belgrado em 1456.

Em 1597, o Papa Sisto V concedeu indulgência a qualquer um que dissesse com reverência: “Louvado seja Jesus Cristo!” O Papa Cimento VII, em 1530, permitiu que os franciscanos celebrassem um dia de festa em honra do Santíssimo Nome, e o Papa Inocêncio XIII estendeu isso à Igreja universal em 1721; o dia da festa era celebrado no domingo entre 1 e 6 de janeiro ou, caso contrário, no dia 2 de janeiro. O Papa Pio IX, em 1862, aprovou uma Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus, que o Papa Leão XIII mais tarde endossou para toda a Igreja porque ele estava “…desejando ver um aumento na devoção a este glorioso nome de Jesus entre os fiéis, especialmente em um período em que este nome augusto é descaradamente escarnecido”.

O Papa João Paulo II reinstituiu a Festa do Santíssimo Nome de Jesus a ser celebrada em 3 de janeiro. Além disso, a invocação reverente do Santíssimo Nome de Jesus como parte da oração ou trabalho, e a recitação da Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus ainda concede uma indulgência parcial para a reparação do pecado.