MEDITAÇÕES DA VIA-SACRA

1ª Estação | Jesus é condenado à morte

Meditações sobre a via-sacra 

Hoje, o site do Santuário Pai das Misericórdias inicia uma série de meditações das estações da Via-sacra. Toda quarta e sexta-feira você irá encontrar um texto inédito, escrito por nossos colunistas.

Até o final da Quaresma, teremos meditado todas as estações e permitido que Jesus fale no mais profundo do nosso coração. Permita que Ele o conduza a uma verdadeira conversão e mudança de vida, para podermos voltar para Casa do Pai e sermos abraçados por Ele.

Nessa primeira sexta-feira após as cinzas, também teve inicio a oração da Via-Sacra presencial no caminho da Misericórdia, aqui no Santuário Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP). Ela irá acontecer, toda sexta-feira, às 5h30 da manhã, você é convidado a vir rezar junto conosco! 

Uma Santa Quaresma!

Comunicação Santuário Pai das Misericórdias 



1ª Estação – Jesus é condenado à morte

Na festa da Páscoa, o governador costumava soltar um preso que a multidão quisesse. Naquela ocasião, tinham um preso famoso, chamado Barrabás. Então Pilatos perguntou à multidão reunida: “Quem quereis que eu vos solte: Barrabás, ou Jesus, que é chamado o Cristo?” Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja.
Enquanto estava sentado no tribunal, sua mulher mandou dizer a ele: “Não te envolvas com esse justo, pois esta noite, em sonho, sofri muito por causa dele”.
Os sumos sacerdotes e os anciãos, porém, instigaram as multidões para que pedissem Barrabás e fizessem Jesus morrer. O governador tornou a perguntar: “Qual dos dois quereis que eu solte?” Eles gritaram: “Barrabás”.
Pilatos perguntou: “Que farei com Jesus, que é chamado o Cristo?” Todos gritaram: “Seja crucificado!” Pilatos falou: “Mas, que mal ele fez?” Eles, porém, gritaram com mais força: “Seja crucificado!”.
Pilatos viu que nada conseguia e que poderia haver uma revolta. Então mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão, e disse: “Eu não sou responsável pelo sangue deste homem. A responsabilidade é vossa!” O povo todo respondeu: “Que o sangue dele recaia sobre nós e sobre nossos filhos”.
Então Pilatos soltou Barrabás, mandou açoitar Jesus e entregou-o para ser crucificado. (Mt 27, 15-26).
Foto: Jesus é condenado a morte - Meditações da Via Sacra do Santuário Pai das Misericórdias

Foto: Jesus é condenado a morte – Via Sacra do Santuário Pai das Misericórdias

O povo que estava ali teve a oportunidade de escolher entre Jesus e Barrabás, mas escolheram errado. Escolheram crucificar e condenar à morte o Salvador da Humanidade. As nossas escolhas pelo pecado continuam a condenar Jesus.

Nós, muitas vezes, nos colocamos na posição daquele povo que se deixou levar pela voz da multidão e vendeu a sua própria consciência. O pecado continua nos oferecendo a oportunidade de condenar Jesus e nós continuamos aceitando.

Olhar para Jesus condenado precisa suscitar no nosso coração a mais sincera contrição, e não somente o desejo de justiça perante a injustiça de um inocente condenado. Diante dos nossos olhos, encontra-se Aquele que continua a ser condenado pelos nossos pecados e talvez de forma muito mais grave que daquele povo, porque hoje sabemos quem é Jesus. 

Tende piedade de nós, Senhor, porque continuamos pecando. Continuamos te condenando pelas nossas escolhas erradas. Que os méritos da tua paixão que agora contemplamos nos conceda a graça de uma contrição sincera e nos aproxime de vós com reverência e amor. Amém!

 

Deixe seu comentários

Comentário