SÉRIE: PALAVRA DE DEUS

Uma palavra para te acompanhar por toda a vida

A vida é exigente. Este mundo em que vivemos, muitas vezes, pede muito de nós. Há momentos em que nos colocam em uma situação desconfortável e que exige de nós respostas, escolhas importantes. Neste momento, é preciso saber discernir, avaliar as possibilidades e decidir, escolher.

:: Confira outros artigos desta série

Pode ser que você tenha vivido muitas situações assim: escolher um curso na faculdade, escolher se termina ou não um namoro, um noivado, escolher se compra um carro, uma casa ou se espera um pouco mais, escolher continuar no trabalho ou mudar para outro; enfim, podemos pensar em diversas realidades. Mas como saber o que é certo fazer?

Uma partilha

Partilho com você uma situação que vivi. Em 2005, eu era seminarista em uma congregação e estava vivendo um momento de questionamento pessoal e da escolha que estava fazendo. Tinha ingressado para o seminário com um grande desejo de servir a Deus, entregar toda minha vida e meu viver a ele, mas percebia que estava me desviando desses bons propósitos. Já não rezava mais, perdia-me em coisas pequenas, não vivia mais a busca pela santidade, os pecados começaram a se tornar comuns para mim. Além disso, estava insatisfeito e, dentro de mim, o Espírito Santo  me incomodava e me lembrava que eu não fui chamado a viver minha vocação de qualquer jeito.

Foi então que me recordei das minhas primeiras experiências com Deus. Lembrei-me do meu batismo no Espírito Santo, lembrei-me das pregações, dos momentos vividos na Canção Nova e em outros lugares. Decidi que iria viver uma experiência de Acampamento de Ano Novo nas minhas férias pela TV de casa. E vivi uma linda experiência de reencontro com Deus e com Sua Palavra.

A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela não falha.

Neste momento, retomei o meu estudo da Palavra segundo o método ensinado pelo Monsenhor Jonas no livro “A Bíblia no meu dia a dia”. Ali, começou uma mudança grandiosa. Eu estava sem conseguir discernir minhas escolhas de vida, conduzido por mim mesmo e enganado por minhas emoções, sentimentos e “apetites”. Tinha todas as possibilidades de formação humana, intelectual, espiritual no seminário, mas estava sem a graça da condução de Deus. Nos passos ensinados por Monsenhor Jonas: recolhendo as ordens, as promessas, os princípios eternos, escrevendo qual a vontade de Deus para mim a partir daquela palavra, colocando-a em prática, assim a Palavra de Deus foi se estabelecendo dentro de mim e fui me tornando mais capaz de discernir novamente. Que graça! A Palavra de Deus não falha.

Graças a Deus, “…a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4,12). Deus conhecia meu desejo sincero de entregar minha vida, de servir-Lhe, de santidade; e apesar de meus desvios, a Palavra de Deus foi eficaz em me mostrar o que não estava bom e colocar-me novamente “nos trilhos” da Sua vontade.

Leia mais:
:: Setembro, mês de aprofunda-se na Palavra de Deus!
:: O sentido da água benta
:: Dentro de casa, estou sendo misericórdia? 

A Palavra mais importante é a de Deus

Foi um momento muito importante e decisivo em minha vida, em que precisei discernir se continuava no seminário ou se começava um caminho vocacional na Canção Nova. Não foi fácil! Como eu disse anteriormente, o seminário era ótimo e me dava condições de crescer em santidade, humanidade, mas, iluminado pela Palavra e pela graça de Deus, escolhi deixar o seminário e iniciar um caminho de discernimento para a Comunidade Canção Nova.

Uma palavra resume este e outros momentos da minha vida. Sou parecido com aquele filho pródigo, que pegou a herança e foi embora. Peguei as coisas boas que Deus me deu e saí gastando: dons, energias, esforços, inteligência, vitalidade. Achei-me capaz de conduzir só a minha vida, mas, mesmo num bom caminho, escolhi coisas erradas. Foi a Palavra de Deus que me fez recordar o quanto preciso d’Ele, fez-me recordar que só n’Ele minha vida tem sentido.

Só a Palavra de Deus

Meu irmão, minha irmã, não sei o que você está vivendo ou o que ainda viverá, mas posso lhe dizer com certeza: só a Palavra de Deus é capaz de colocar as coisas em ordem. Só a Palavra de Deus pode iluminá-lo, mostrar seus erros, suas falhas, seus caminhos errados, e colocá-lo no caminho certo. 

Você ouvirá, neste mundo, muitas outras vozes, muitas outras palavras, mas só Deus tem a Palavra capaz de lhe trazer a paz, de libertá-lo e salvá-lo, não importa a situação em que você esteja. 

Lembre-se do que disse Pedro: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6,68).

Seu irmão,

 

 

Deixe seu comentários

Comentário