SAGRADA ESCRITURA

Jesus: a Palavra que se fez carne!

Em Sua Palavra encontramos a paz que nossa alma tanto busca!

“No princípio era o Verbo e o Verbo era Deus. No princípio, ele estava com Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. O que foi feito nele era a vida, e a vida era a luz dos homens (… )”. Assim, inicia o primeiro capítulo do Evangelho de São João, narrando sobre a encarnação  da Palavra de Deus, Jesus Cristo: o Caminho, a Verdade e a Vida.

:: Aprender a ouvir a Palavra de Deus

Nas entrelinhas dos versículos deste capítulo, podemos verdadeiramente perceber que o Evangelista se refere à pessoa de Jesus. De maneira simbólica, mas real, nos é apresentado Aquele cuja origem de todas as coisas depende d’Ele, assim como o fim de tudo o que conhecemos. No entanto, entre o  princípio e o fim, se encontra o homem, o motivo pelo qual o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós. A Palavra se encarnou para que não andássemos mais nas trevas, mas seguíssemos os seus passos rumo à eternidade, numa vida plena de sentido e liberdade. Ainda que fisicamente não tenhamos mais Jesus entre nós, os seus ensinamentos e palavras foram registrados num Livro, a Bíblia, e também nós, como os seus primeiros discípulos, somos chamados a sentar aos pés do Mestre e ouvirmos d’Ele palavras de vida eterna.

“Somos chamados a sentar aos pés do Mestre e ouvirmos dEle palavras de vida eterna.” | Gerardo Javier Juarez Martinez @gerajuarez | Cathopic

“Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4,11-12). Muitas vezes, nos inquietamos, ficamos angustiados por não termos o discernimento para determinado dilema ou por não saber como se comportar frente àquela situação específica que precisamos resolver. O nosso coração anseia pelo direcionamento de Deus e somente em Sua Palavra encontramos a paz que nossa alma tanto busca. 

Por isso, superando a imaturidade e passando daquele nível em que abrimos a Bíblia como um livro mágico que nos dará palavras que se “adaptam” às nossas necessidades, somos chamados a conhecê-la em profundidade e abri-la com reverência, respeito e atenção, e principalmente, em atitude de oração. Assim, porque Deus quer e porque precisamos, buscaremos a Sua Palavra e dela obteremos a luz quando as trevas nos cercarem; a paz quando a angústia nos fizer sofrer; a alegria quando o coração derramar lágrimas de sofrimento; a coragem quando não tivermos mais força para continuar; o consolo quando as preocupações nos tirarem o sono da noite; a esperança quando estivermos em dúvida da salvação da nossa família; e principalmente, a verdade quando estivermos aprisionados às ilusões deste mundo.  

O nosso coração anseia pelo direcionamento de Deus e somente em Sua Palavra encontramos a paz que nossa alma tanto busca. 

Dessa forma, estaremos cultivando em nós a intimidade com Deus, através da leitura bíblica e, com o tempo, com a nossa abertura e fidelidade ao estudo da Palavra, a Sua obra será completa em nós, nos formando homens e mulheres novos para o mundo novo.

“Preciso ler, conhecer, ruminar, assimilar a Palavra, e mais que isso, preciso viver a Palavra de Deus. Foi Deus quem me tornou o ‘Padre Jonas da Bíblia’. Não exalto a mim mesmo, mas a Deus porque é Ele quem está fazendo a obra em mim. E se faz a obra em mim, Ele também pode fazê-la em você.” (Monsenhor Jonas Abib)

Deixe seu comentários

Comentário